quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festa de São João


Viva São João!!!
Viva São Pedro!!!
Viva Santo Antônio!!!

Foi nesse ritmo que tudo iniciou....
Já na sexta-feira, todos os professores da EEB. Silva Jardim, se encontraram no Salão da Igreja Católica para iniciar os preparativos e a decoração para a festa no sábado.
A animação já estava no ar....



Chega do Grande dia!

Mês de junho é o mês de acender fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca e comemorar os dias de Santo António, São João e São Pedro. Nas festas Juninas é comum as pessoas se caracterizarem de Caipira! E isso não faltou em nossa festa! Tinha uma “caipirada” linda pelo Salão!
São João também é uma festa que não pode faltar comidinhas gostosas típicas como: pipoca, amendoim, pinhão, rapadura, cocada, morango com chocolate, bolos, maçã do amor, uma deliciosa galinha assada, e o tradicional quentão de suco de uva, e é claro que tudo isso tinha em nosso arraial, tinha também o entretenimento para a criançada: pescaria, tiro ao alvo, e para aquecer os corações tínhamos o correio do amor.

Os pais compareceram e prestigiaram nossa apresentações, que foram muitas:
O grupo de aluno da 1ª e 2ª série das professoras Diani e Denize dançaram a musica “Oito Segundos”

Um grupo de aluno de aluno do primário e da 5ª série fizeram a dublagem da música “ Quero me casar”.

A tradicional Quadrilha


O casamento Caipira


Um show de Talentos, com alunos, ex aluno e comunidade se apresentando.






E assim concluídas as apresentações tivemos a honra de chamar ao palco um grupo de pessoas da nossa comunidade que muito nos alegraram com sua presença naquela noite. O Musical Reu Ma tismo!


Após as apresentações iniciamos o grande Bingo, que deixou todos na expectativa, e acompanhando cada numero que era sorteado.

E assim terminou a noite, que reuniu boa parte da comunidade alfredense!
Agradecemos aos pais, alunos, professores, festeiros, APP e Grêmio estudantil, e comunidade em geral por terem feito esta festa memorável para o Silva Jardim. Foi uma bela noite, cheia de brilho, alegria e beleza!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Noite de São João

Prof Juliano e Dona Eliziane
No dia 24, dia de São João, o professor Juliano Wagner (Língua Portuguesa e Literatura) realizou uma atividade com os alunos de Ensino Médio, contando com a presença da diretora, resgatando as tradições da fogueira, roda de chimarrão e amigos contando "causos”.
09:18:11
Uma grande fogueira foi acesa no pátio da Escola, aproveitando que era uma estrelada noite de São João. Lá os alunos se sentaram para ouvir e contar lendas e contos do município de Alfredo Wagner. A diversão foi garantida. Os alunos se empenharam e relataram muitos contos e histórias passadas de geração para geração. 


Algumas lendas da cultura popular alfredense mereceram destaque, como por exemplo: A lenda do "Gritador"; Histórias dos Bugres na Pedra Branca; Histórias do "Nego Sôni" e as aparições da Mulher de Branco na Serra da Boa Vista.
Foi uma ótima maneira de mostrar aos alunos um pouco desta forma literária: o conto.
E, para instigar a imaginação de todos, uma pergunta ficou no ar: “Seriam apenas lendas?"

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Viva São João

1ª Série - Matutino
HOJE É DIA DE SÃO JOÃO
TEM FOGUEIRA, TEM BALÃO
TEM FORRÓ A NOITE INTEIRA
ESTRELINHA E ROJÃO

HOJE É DIA DE ALEGRIA
BRINCADEIRA NO TERREIRO
DANÇAM TODOS A QUADRILHA
QUEM TOCA É O SANFONEIRO

2ª Série

Hoje é dia de São João e os alunos das 1ªs e 2ª Série do Primário festajaram junto com suas professoras.
"Teve dança, canturia, cumilança e muita diversão"


A seguir assista os vídeos de nossos pequenos comemorando uma das mais tradicionais festas do calendário brasileiro!!!

E não perca, sábado tem o Arraiá do Sirva Jardim... No Salão da Igreja Matriz as 19 horas!
1ª Série - Vespertino






















Continuidade do Projeto da Copa

O professor Reginaldo está dando continuidade ao Projeto "Copa do Mundo 2010"...
As aulas estão acontecendo na Sala de Tecnologia Educacional e são bastante diversificadas...
Além disso os alunos construíram um painel, com o tema " Na copa do mundo, em campo, rola muito mais que a bola", trabalhando o tema relacionado com os costumes, etnias, culturas, raças. aspectos sociais e econômicos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Galeria de Diretores do Silva Jardim

1954 a 1956 – Em abril de 1954, o Sr. José Campos doa um terreno para a contrução do Grupo escolar Silva Jardim, situado na Vila Barracão, município de Bom Retiro.
              O ano letivo inicia-se em fevereiro, tendo à sua frente como Diretor interino o Sr. José Dell Antonia, professor normalista, ex-seminarista, muito dedicado e exigente.

Maria Inês Rampinelli
1957 a 1960 – Assume a direção a Professora Maria Inês Rampinelli, mulher exigente e extremamente zelosa cumpridora de seus deveres atuante frente a direção desta escola. Inicia-se aí uma nova estapa no desenvolvimento da escola. Era necessário levar mais em consideração as necessidades brasileiras. Neste período o corpo docente possui sete professoras.


1961 – Com sete anos de fundação, a escola mantém suas caracteristicas neste período assumem a direção de forma conjunta o professor José Dell Antonia e a professora Maria Inês Rampinelli.
José Dell Antônia e Maria Inês

José Dell Antônia
1962 – O professor José Dell Antonia dá prosseguimento as atividades da escola, permanecendo no cargo até o final do ano. Um sábio para a sua época, possuidor de uma visão muito abrangente no qusito educação. Costumava dizer que um homem para ser alguém deveria possuir estudos. Era conhecido e temido por todos os alunos de sua época.



1963 a 1969 – No ínicio de 1963 ocorreram algumas mudanças no ensino em Alfredo Wagner. Como marco destas transformações a professora Cléia Wagner assume a direção. É época de uma direção mais humana, voltada para o social. Conhecida por sua boa vontade era muito bem quista por toda a comunidade escolar, admirada por sua capacidade de se expressar e conseguir engajar todos em um mesmo projeto. Foram seis anos dedicados à nossa escola.
Cléia Wagner
1969 – Nesta época também esteve a frente da nossa unidade escolar a professora Adelina Luckmann, mulher competente e muito organizada, deixou boas lembranças de sua passagem por nossa terra.

1970 a 1972 – Por um espaço de dois anos o Senhor Tiago de Souza exerceu o cargo de diretor, sendo que, o mesmo era um homem bastante culto e voltado para a boa formação dos jovens Alfredenses. Muito embora o tempo de permanência no cargo fosse relativamente pequeno, o mesmo se empenhou muito em prol de nossa comunidade.
Thiago de Souza
 
1973 a 1987 – Foi o período mais longo presidido por um diretor escolar, esteve a frente da escola a Professora Isolde Deucher, lembrada por todos os que estiveram sob suas ordens como alguém muito dinâmica, exigente e de moral elevada, pessoa justa, sempre pronta a ajudar os que dela necessitassem.

 
1988 – Neste ano quem fica à frente da escola é nosso atual Administrador Escolar o Professor Nazareno Dias, que como o nome do cargo já diz, é conhecedor dos problemas de ordem administrativas que envolvem uma instituição de ensino. Esteve apenas um ano frente à direção, mas com toda a certeza todos lembram dele com carinho.
Nazareno Dias
 1989 a 1990 – Período de muito trabalho, foram dois anos de muita luta e batalha. A Professora Alaíde Kalckmann  Goulart. Conhecida por todos como uma excelente professora, teve oportunidade de mostrar mais um lado de sua personalidade, o lado humano. Era uma profissional muito ativa, organizada, ágil e companheira. Foi graças a seu empenho que nossa atual diretora a Sra Eliziane W. Shmitz iniciou a faculdade.



1991 a 1994 – A Professora Cássia Regina Sebold May assume a direção. Foram inúmeras as suas realizações entre elas cabe citar a grande reforma na escola na área da cozinha e sanitários. No aspecto pessoal foi sempre uma grande incentivadora do progresso dos professores, exigente, mas acima de qualquer coisa muito justa, Sempre exigiu de todos, e de si, entrega e prazer pela realização de seus trabalhos.

Cássia Regina Sebald May
 
1992 – Assume interinamente enquanto a professora Cássia se ausenta para tirar licença a Sra Maria Ezequiel Machado. Apesar do curto período de atuação (apenas seis meses) os professores recordam dela com muito carinho.


1995 – Durante um período de um mês assume a direção a professora Zita Rode da Silva, excelente professora de matemática pôde contribuir com seus conhecimentos para o bom andamento da escola.

 1995 a 1998 – Vinda de outra cidade a Professora Maria Hass de Sena, professora de Educação Física , muito dinâmica e alegre são seus os méritos, da aula de leitura. Investiu maciçamente na compra de material para a biblioteca, entendia que todo saber passa pelos livros. Neste período pôde contar com a ajuda competente da professora Maria de Fátima Wagner como sua diretora adjunta.

Maria Hass de Sena

 1999 a 2000 – A Professora Tânia Maria Silvestre assume a direção, talvez um dos pontos mais marcantes de sua administração tenha sido a sua luta para a criação da sala de informática e a dedicação pela escola pois não media esforços para realizar tudo que fosse possível para melhorar o ambiente escolar.
Dia a dia o colégio se estabiliza e com grande participaçao da comunidade Alfredense.
Tânia Maria Silvestre
2001 a 2002 Izabel Cristina Israel de Mello, pedagoga, assume a direção sendo auxiliada pela Professora Maria de Fátima S. Wagner, é por todos lembrada como um boa amiga, muito equilibrada, calma e competente. Sempre foi determinada e justa ao cumprir suas obrigações no cargo.
Deixou-nos muitas recordações!
Izabel Cristina Israel de Mello


 2003 até os dias atuais – Uma nova etapa da Escola de Educação Básica Silva Jardim tem início. A diretora Eliziane Werlich Schmitz, auxiliada pela assessora Zorene Boll, que com sua juventude e dinamismo introduziram grandes mudanças no corpo docente e em toda a filosofia pedagógica vigente.
Assim, o colégio iniciou uma nova Era de maior atenção aos professores e ao conteúdo pedagógico.
Seus grandes feitos, talvez sejam a grande reforma e ampliação pela qual nossa escola passou no ano de 2004, a construção do ginásio de esportes, e o recebimento do prêmio escola referência em 2009.
No ano de 2010 a professora Nazaré Mazzini passou a fazer parte da equipe da direção como assessora.
Eliziane Werlich Schmitz


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Entrevistando - Professor Reginaldo

7 Anos - Silva Jardim
Nome Completo: Reginaldo Silveira
Nascimento: 23/12/1982

Trajetória Profissional:


Idade em que ingressou no magistério?
R: 20 Anos de idade.

Tempo de serviço no magistério?
R: 8 anos e 6 meses.

Primeiro local de trabalho?
R: Escola de Educação Básica Silva Jardim.


Formatura Uniasselvi
Formação
R: Licenciado em Geografia pela Uniasselvi de Indaial
Pós-graduação em Interdisciplinaridade com ênfase na Área da atuação – Instituto Educar Brasil.



Tempo em que atua na EEB. Silva Jardim?
R: 8 Ano e 6 meses.

Área em que atua?
R: Geografia (Ensino Fundamental)
Aluno Destaque da Turma de Licenciatura em Geografia

Já atuou em áreas diferentes?
R: Sim, física, matemática, ciências e História.

Uma boa recordação como professor?
Viagem Serra
R: Tenho várias boas recordações: Alunos que nos valorizam ao passar no vestibular; outros que se empenham dando o máximo de si, mesmo que o máximo nem chegue ao 7,0 necessário; o brilho no olhar de um aluno dizendo “Obrigado. Com sua ajuda eu consegui”, etc.
Por mais que muitas vezes os alunos nos tirem do sério ver o sorriso no rosto dos alunos quando passam de ano, te agradecer pelas broncas para o seu próprio crescimento pessoal, te faz se sentir o máximo.


3º Ano 2008
Alguma turma em especial?
R: O a turma que se formou no terceiro ano em 2008. Lá além de apenas alunos que lecionei durante o ensino fundamental, construí grandes e verdadeiras amizades.


Alguma história engraçada ocorrida como professor?
R: Duas. (...) “Espirrei e bati com a testa no quadro”. (...)
(...) “Colando um cartaz, quando desci da mesa, rasguei a calça. (...)
3º Ano 2008




Gostaria de esquecer?
R: Sim, gostaria muito de esquecer uma fato que tomou uma proporção enorme. E ao meu ver foi por falta de bom senso, de diálogo de todas as partes.





Regente 8ª Série
Jamais esquecerá?
R: Jamais esquecerei de um jogral que fiz com alunos da 8ª série, sobre globalização, no 1º ano que trabalhei. Apresentei para toda as escola. Achei que seria um sucesso. Foi horrível, os alunos não haviam se preparado. Fiquei com vergonha, mas hoje acho até engraçado.

Tem saudades?
Reginaldo e seus pais
R: Tenho saudades de meu pai, que muito me ensinou, ensinamentos esses trazendo como respostas um não, mas que hoje vejo como um sim.

Um projeto a realizar..
R: Educação é algo essencial, tenho orgulho em dizer que sou professor. Mas, nem toda a sociedade ou o governo veem dessa forma. O desrespeito e descaso são comuns. Por isso, meu projeto é ingressar na carreira pública e tentar virar essa página e em outra escrever uma nova história onde o governo de o devido valor a essa classe e mostrar a sociedade sua importância.
Premiação Semana da Água

Gostaria muito de fazer:
R: Duas coisas. Uma especialização em educação ambiental e outra em sociologia com ênfase nos problemas socieconômicos.





Futuro
Qual a sua maior preocupação?
R: Como professor: Mostrar ao aluno a importância do ensino e do conhecimento para abrir as portas de sua vida na sociedade que o espera. Como pai (pretendo ser): que essa sociedade possa servir bons ensinamentos a meu filho. E que, meu filho possa servir bons ensinamentos a essa sociedade.



Reginaldo e sua Mãe
Um personagem importante?
R: Sem dúvidas nenhuma MINHA MÃE, que sempre me estende a mão a qualquer tempo e por qualquer motivo, que nem sempre esteve a meu lado. Mas sempre está do lado correto.

Uma Frase Marcante:
O prazer da vida está em vivê-la.



Tempos de escola - 3º ano
Qual a visão que você tem sobre nossa escola?
A escola é o lugar onde construí e estou contruindo a minha história. Nela aprendi a ler e hoje tenho a função de ensinar, não a ler, mas a fornecer conhecimentos a munícipes de Alfredo Wagner. Boa parte da minha vida, desde os 7 anos até o presente momento, é nessa escola que vivo, aprendo. Nessa escola hoje, também, repasso, o que aprendi. Minha história faz parte dessa escola. Essa escola faz parte de minha história.

Família Silva Jardim


domingo, 20 de junho de 2010

Blogs no Clima da Copa

Copa do Mundo 2010

O futebol faz parte da vida de todos os brasileiros: homens, mulheres, crianças, todos unidos em torno de uma grande paixão nacional. 
O futebol no Brasil é mais que um esporte, é um estilo de vida, uma forma de interagir com a sociedade brasileira. 
Assim, em tempo de Copa do Mundo, momento de euforia mundial, todos nós brasileiros independentemente de classe social, raça ou qualquer outra diferença, durante uma partida da Seleção Brasileira, nos unimos e somos apenas torcedores, com um único objetivo: vencer e levar o nome do Brasil a todas as pessoas do mundo. 
 E nesse vai e vem do futebol, o brasileiro discute, debate o melhor esquema tático, dá opinião, critica o técnico, enfim... os brasileiros se doam pois somos uma nação unida fanática por futebol.

Blog 1º Ano 2
Nesse contexto, gostaria de parabenizar as turmas do 1 Ano do Ensino Médio: 1º 2 e 1º 4, pela iniciativa de homenagear através de seus Blogs o momento esportivo que acontece na África do Sul – Copa do Mundo 2010, e dizer-lhes que assim como todos nós brasileiros vestimos a camisa para torcer pelo nosso futebol o “Nosso Brasil”, vistam vocês também a sua camisa pra vencer e levar o nome de vocês a todas as pessoas do mundo.

Blog 1º Ano 4
Acredite no Brasil! Acredite em VOCÊ!!!

Prof. Manuela 

sábado, 19 de junho de 2010

Venha pru Arraiá do Sirva Jardim 2010






Venha pru Arraiá do Sirva Jardim
Onde vai sê? Salão da Igreja Católica
Que dia? 26 de Junho de 2010
Que Hora cumeça? 17:00 horas
O que vai tê na festança???

Cumida ... tem doce e sargado pá ôce escóie ... galinha, maionese, salada, pinhão e cachorro quente.
Duçurinha ... maçã do amor, moranguinho no palito, paçoquita, cocada, pé de moloque, pipoca, bolos, enrolados, cuca de coco e muito mais.
Pra criançada se diverti ... tem a pescaria.
Apresentações ... tem quadrilha, casamento caipira e festivar da canção...
Pra bebê... num podi fartá a gostosura do quentão pá isquentá o coração
Vai tê um grandioso bingo pra ocê Jogar:
1º prêmio: 01 TV Slim di 29!!!
2º prêmio: 01 DVD!!!
3º prêmio: Prêmio surpresa!!! 
Que bao sô!!!!!!!!!!     Só farta ocê !!!!!!!!

Os festeiros prá animá o arraiá são:
CUMPADI ALNEIR JOSÉ DE MELLO E CUMADI
CUMPADI ADELAR SEEMANN E CUMADI
CUMPADI ADEMIR SCHEITZ E CUMADI
CUMPADI ADILSON HORST E CUMADI
CUMPADI CRISTÓVÃO DE ABREU E CUMADI
CUMPADI DILMO LUCAS DIAS E CUMADI
CUMPADI EDEMIR HORST E CUMADI
CUMPADI FRANCISCO ADELAR WAMBOMMEL E CUMADI
CUMPADI LÚCIO FLAVIO HASCKEL E CUMADI

CUMPADI ORIVAL JOSÉ ALTHOFF E CUMADI

CUMPADI PAULO CÉSAR DE SOUZA E CUMADI
CUMPADI SANDRO ALBINO E CUMADI
CUMPADI HENRIQUE CHIQUIO E CUMADI
CUMPADI JOÃO AGOSTINHO DOS SANTOS E CUMADI
CUMPADI IVANIZIO SCHAFER E CUMADI
CUMPADI JOÃO ALFREDO DA SILVEIRA E CUMADI



Objetivo da festa - Proporcionar confraternização dos alunos, professores e funcionários com os pais e as pessoas da comunidade que participarão da festa, buscando a integração escola/comunidade e também angariar fundos para a manutenção escola.
A APP, Direção, Professores, Funcionários e Festeiros contam com sua presença.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Entrevista - Professora Vera

Turma do Terceirão 1990 



Nome Completo: Vera Lúcia da Cunha Neuhaus
Nascimento: 16/04/1973

Trajetória Profissional:

Idade em que ingressou no magistério?
R: 24 Anos.

Tempo de serviço no magistério?
R: 13 Anos.

Primeiro local de trabalho?
R: Escola de Educação Básica Silva Jardim
Formatura UFSC
Formação
R: Graduação em História (Licenciatura e bacharelado) pela UFSC
Pós- Graduação em educação

Tempo em que atua na EEB. Silva Jardim?
R: 13 anos.

Área em que atua?
R: Disciplina de História
Ensino Fundamental – Séries Finais

Já atuou em áreas diferentes?
R: Sim, quando iniciei lecionei Geografia e trabalhei no E.M.



Regente Terceirão 1999
Uma boa recordação como professor?
R: Os momentos bons em Sala-de-aula, as conversas com os alunos, as trocas de idéias. O reconhecimento dos pais pelo seu trabalho.

Alguma turma em especial?
R: A primeira turma que fui regente assim que comecei a lecionar (1ª Série E.M), uma turma estudiosa, interessada e muito festeira.


XUXA - Homenagem 2002
Alguma história engraçada ocorrida como professor?
R: Com certeza muitas ocorreram, pois o convívio com várias pessoas faz com que alguns incidentes aconteçam. Mas no momento não lembro de nada em especial.

Gostaria de esquecer?
R: Das vezes que não consegui transmitir o conhecimento para meu aluno, do desrespeito de alguns alunos.


Colegas de Trabalho
Jamais esquecerá?
R: Dos momentos felizes em sala de aula, de saber que consegui atingir meus objetivos e do convívio com os colegas de trabalho.





Tem saudades?
Primário no Silva Jardim
R: Sim. Do tempo em que eu era aluna dessa escola, onde a responsabilidade era menor, pois tinha que aprender e não ensinar. Dos professores, dos colegas, das paqueras...

Um projeto a realizar..
R: Vários, mas preciso de tempo, dinheiro. Fica para um futuro próximo.

Gostaria muito de fazer:
R: Uma viagem em um Cruzeiro com o show do Roberto Carlos, acompanhada do marido, seria muito romântico.

Qual a sua maior preocupação?
R: A falta de interesse por parte dos alunos, a indisciplina, famílias desestruturadas, valores essenciais para construir uma boa sociedade estão se perdendo.

Um personagem importante?
R: Minha mãe, pois sempre lutou pela educação dos seus filhos, para ter uma família unida e bem extruturada.
Projeto 2010 - Um mundo igual para todos

 Uma Frase Marcante:
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela


Qual a visão que você tem sobre nossa escola?
Festa Terceirão 2009 - Patonesse
Um bom ambiente escolar, professores empenhados e capacitados. Um lugar que tem como obejtivo formar alunos críticos e capacitados. Talvez não seja a escola “Perfeita”, mas é a “Nossa” escola, que luta todos os dias para construir um futuro melhor para nossos alunos.