segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Viagem Porto Alegre - MCT-PUCRS


No último dia 20 um grupo de alunos do Ensino Médio realizou uma viagem até o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.
Acompanhados pelos professores Fabricio Dorigon e Caroline Pereira. A visita demorou 4 horas e os alunos puderam conhecer mais de perto as tecnologias desenvolvidas através de fenômenos naturais estudados pela física, o museu apresenta assuntos de Química e Biologia e mais uma imensa variedade de temas.
"É uma pena o MTC ser tão longe, pois é um excelente instrumento de apoio aos estudos da Física, química e biologia, demonstrando na prática o que se aprende em sala." Diz o Professor Fabricio.
No próximo ano a idéia é repetir a viagem e fazer com que mais alunos possam desfrutar do conhecimento e assim entender que vivemos cercados de tecnologia proveniente do saber.




O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) tem como principais objetivos disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação.
O MCT-PUCRS possui uma grande área de exposição pública permanente, com mais de 10 mil metros quadrados, onde cerca de 750 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária. Nesse mesmo espaço são integradas exposições temporárias sobre temas atuais e do cotidiano da sociedade. Durante 2010, várias exposições e mostras temporárias terão como temática a diversidade dos seres vivos, em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade.


Viagem 6ª Série - UNIPRAIAS E ZOO

"A sextas séries da EEB.Silva Jardim, fizeram no dia 24/11/2010 uma viagem de estudos a Balneário Camboriú para visitarem o Parque Unipraias, e o Zoológico Ciro Gevaerd. Com o objetivo de unir os conteúdos de ciências ao cotidiano, os alunos conseguiram relacionar os conteúdos das aulas ao que viram no Parque e no Zoológico, a viagem tem contribuído para ampliar o conhecimento da natureza e para fomentar reflexões sobre os conteúdos científicos."

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Telejornais do Silva Jardim

Trabalhos realizados com as 8ªs Séries com o tema 2ª Guerra Mundial, na disciplina de História com a professora Vera Lúcia da Cunha Neuhaus.
A proposta foi a realização de telejorrnais apresentando matérias sobre a 2ª Guerra e uma entrevista com personagens marcantes como: Soldados que atuaram na guerra, enfermeiras, Judeus que sofreram os horrores da guerra, filhos que perderam seus pais lutando e pais que perderam seus filhos dando a vida pela pátria entre outros.
O resultado foi bastante surpreendente, todas as equipes das quatro 8ªs fizeram um excelente trabalho. Revelando verdadeiros artistas.
A seguir confira o resultado!
































quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Parabéns Mamãe!

Um mistério pairava no ar... De onde teria surgido o cartaz e os balões,e o mais interessante quem seria a tal Mamãe?
Ela até tentou disfarçar, mas é difícil guardar segredo quando se tem uma filha com a língua grande e amigas fanfarronas. O mistério foi desvendado, e todos souberam o até então era segredo!
E todos desejam toda a  felicidade do mundo para você e ao bebê que logo chegará... Parabéns Maria Alvina!





Sociologia em ação

2º e 3º Ano
“ Se existe uma ciência das sociedades é de se desejar que ela não consista simplesmente numa paráfrase dos preconceitos tradicionais, mas nos faça ver as coisas de maneira diferente da sua aparência vulgar; de fato objeto de qualquer ciência é fazer descobertas, e toda descoberta desconcerta mais ou menos opiniões herdadas.” (Émile Duukheim – 1895)

Desde que se constituiu como saber cientifico no século XIX a sociologia vem contribuindo para que se conheça o funcionamento da sociedade e como ocorrem as relações sociais no meio em que vivemos. O objetivo primeiro da sociologia é conhecer e explicar a dinâmica das relações sociais que se estabelecem no interior dos grupos e as maneiras pelas quais os diversos grupos interagem entre si. Como disciplina curricular o objetivo geral da sociologia é levar o aluno a pensar a realidade social do qual faz parte, desenvolvendo uma consciência de que toda sociedade é uma construção histórica e não uma fatalidade regida por “leis naturais”, podendo ser construída e reconstruída segundo as necessidades do grupo, e que é preciso ter compromisso social com a realidade em que se vive. O estudando de sociologia do ensino médio deve além de interpretar o mundo sentir-se capaz de transformar ou de no mínimo, percebe-lo compassivo de transformação.
Objetivo de trabalhar sobre problemas sociais através de teatro.
Em um mundo cada vez mais ocupado pelas maquinas, pela pressa e pelas disputas na luta pela sobrevivência, se faz, mais ainda, necessário o compartilhar a poesia, a musica e a alegria de saber integrante de uma comunidade que busca a unidade do passo e da voz e cada componente, executando teatros, fazendo junção com a problemática social tratando assim com temas como:
·         * Corrupção,
·         * Drogas e violência
·         * Família (conflitos)
·         * Abandono infantil entre outros.
Metodologia
O trabalho tem sido desenvolvido a partir das seguintes metodologias:
·         * Discussão em classe a partir dos temas
·         *  Debates em grupo
·         * Aulas expositivas e dialogadas
·         * Trabalhos individuais e apresentação de teatro.

A   Assista a seguir os teatros elaborados pelos Alunos:

















<








segunda-feira, 22 de novembro de 2010

30 anos de Serviços Prestados

Mensagem da Secretaria da Educação aos servidores Dalzira dos Santos e Nazareno Dias.
“Com os nosso cumprimentos estamos encaminhando a V.Sª o certificado de MENÇÂO HONROSA, pelos 30(trinta) anos de serviços prestados ao Estado de Santa Catarina, como servidor Público.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer vosso empenho na missão executada nestes 30 anos de serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e desejamos momentos de recompensas e felicidades.”

Parabéns!!

Alunos Destaque 3º Bimestre


Como em todo bimestre ocorre, os alunos destaque receberam certificados. Este bimestre os certificados foram entregues em sala de aula.



Os Alunos destaques do terceiro bimestre são:
1º Série 1 – Carine Schweitzer de Souza, João Marcelo Alves, Luiz Felipe Klaumann, Maria Antonia Mariotti Chiquetti, Murilo Mazzini Mariam, Sandrine de Lima Heiderscheidt.
1ª Série 2 -  Sabrina Weingartner, Lara Schweitzer, Hellen Loise da Silva, Hadassa Fabres, Cinthia Luisa da Silva, Caina Schaffer de Souza, Caillane Monique da Silva,  Aron Eduardo Tristão.
2ª Série 1 – Sara Iung Santos, Luiza Gamba Alves da silva, Thainara de Souza Batista, Jussara Chini, Julia Sebold, Anita Magalhães Boll, Alicia Veronica Maciel Scheidt, Vinicius Valsoni Silva da Rosa.
4ª Série 1 – João Vitor de Souza, Bruna Aparecida Beppler Welter, Flávio Guilherme dos Santos, Luane Karoline Boll, Igor Bruda Pereira, André Luiz Hislesheim, Eduardo José Maria.
5ª Série 1 – Raquel Iung Santos
5ª Série 2 – Gabrielle Silveira da Silva
5ª Série 3 – Carlos Alberto Figueiredo
5ª Série 4 – Emanoele Ariane Schaffer Lois,  Schirlei aparecida Bauer dos Santos – Participação
5ª Série 5 – Ariane Maiara Kanul Schaffer
6ª Série 2 – Lais Daniela Passig da Silva
6ª Série 3 – Maria Eduarda Onofre, Carlos Roberto Prust, Sharon alice Weber Albino.
6ª Série 4 – Leticia Schutz
7ª Série 2 – Viviane Schutz
7ª Série 3 – Thiago José Maria, Monica Horst, Monique Horst
7ª Série 4 – Bruna Carolina de Souza.
8ª Série 1 – Janaina de Moraes, Matheus Beppler do Amarante, Victor Schweitzer Bergmann.
8ª Série 2 – Luiza Schweitzer, Tainá Stenhauser.
8ª Série 3 – Paloma Marian
8ª Série 4 – Alice Maria da Silva, Karine Haschel.

Ensino Médio

3º Ano 3 – Fernanda dos Santos, Jussara Fagundes.
3º Ano 2 – Douglas Mariotti, Luiz Eduardo Wambommel .
2º Ano 4 – Amanda Freiberger, Paloma Chini, Mayra Schweitzer.
2º Ano 3 – Ronaldo dos Santos, Romário de Macedo
2ª Ano 2 – alessandra Santos, Bruna Hamilton
1º Ano 3 – Angela Neuhaus, Patricia Ramos
1º Ano 4 – Renan Schutz, Manuella Mariani, Renata Kloppel
1º Ano 5 – Angélica França

Para ver as fotos Clique na foto abaixo.
Entrega Certificados 3 B

terça-feira, 9 de novembro de 2010

2ª Guerra Mundial

Principal motivo da entrada do Brasil na Guerra

Em 1942 o U-507 (submarino Alemão) chegou à costa do Brasil e encontrou muitos de seus alvos favoritos: Cargueiros sem escolta em águas calmas. A primeira vítima do submarino nazista foi o Baependy, dia 15, um sábado. Horas depois, o Araraquara também foi a pique. No domingo dia 16, foi a vez do Aníbal Benévolo afundar. Foram 270, 131 e 130 mortes, respectivamente – um terço de todas as baixas civis brasileiras na 2ª Guerra Mundial concentradas apenas em dois dias. Com isto a indignação nacional imediata viria em bloco, junto com os afundamentos do dia seguinte, foram eles: Um navio pertencente Companhia Nacional de Navegação Costeira foi a pique, os tripulantes foram socorridos por duas embarcações um Iate e um cargueiro chamado Arara que horas depois também foi atingido pelo menos submarino. Ainda no dia 17, o U-507 afundou um pesqueiro e dois dias depois a barca Jacira.
A primeira reação do estado novo foi defensiva: apagar as luzes do litoral. Mas o povo queria contra-ataque: uma rara coalizão de estudantes nacionalistas, sindicalistas pelegos e comunistas enrustidos se uniu em um grito pró-guerra. E a mídia subiu o volume. E foi assim com o apelo popular e da mídia que o Brasil entrou na segunda guerra e criou a Força Expedicionária Brasileira.

FEB – Força Expedicionária Brasileira

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada por 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 formaram a tropa de combate, 457 Brasileiros foram mortos.
As cinzas dos corpos de nossos heróis mortos no conflito foram transladadas de Pistóia para o Brasil e, hoje, repousam no Monumento aos Mortos que foi erguido no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro para materializar o heroísmo, a coragem e a bravura de nossos homens.

Lema dos Pracinhas = A cobra está fumando... Esse era o lema estampado nas divisas dos pracinhas brasileiros.
A origem ninguém sabe ao certo, mas foi uma forma de responder ao comentário de que seria mais fácil ver uma cobra fumar do que o Brasil entrar numa guerra. O dia 08 de maio é comemorado em todo país como o Dia da Vitória. Foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Termo Pracinhas = O termo "praça" existe desde o século XVI, quando começou a haver tropas permanentes em Portugal: quando um civil entrava no exército, ele "assentava praça", era inscrito (tinha seu nome "assentado") em um livro de companhia e jurava a bandeira como militar na "praça d'armas" (campo de paradas).
Um Subtenente é um praça, um recruta é um praça. Mesmo um aspirante a oficial é considerado como "praça especial". Só com a carta patente é que se torna um oficial.

Destituição da FEB = mal terminada a guerra, temendo uma possível capitalização política da vitória aliada por membros da FEB, dada a contribuição desta à mesma, mesmo que modesta, decidiu o governo brasileiro desmobilizá-la oficialmente ainda em solo italiano. A seus membros, no retorno ao país, foram impostas restrições, os veteranos não militares (que deram baixa ao retornar) foram proibidos de utilizar em público condecorações ou peças do vestuário expedicionário, enquanto os (veteranos militares) profissionais foram transferidos para regiões de fronteira ou distantes dos grandes centros.


Em busca dos últimos nazistas
Com os carrascos da Segunda Guerra prestes a morrer de velhice, o mundo corre para punir os poucos que restam

SALDO
Seis milhões de judeus mortos, seis mil nazistas condenados
Depois de 68 anos de investigação, quatro interrogatórios e da revisão de milhares de documentos, o alemão Samuel Kunz, 88 anos, foi finalmente indiciado pela morte de 432 mil judeus no campo de concentração de Belzec, na Polônia, no dia 28 de julho. Kunz atuou como guarda entre janeiro de 1942 e julho de 1943, quando tinha 20 anos de idade. “Sabíamos que os judeus eram exterminados e depois cremados – sentíamos o cheiro disso todos os dias”, admitiu em junho, durante depoimento dado ao Escritório Central de Investigação de Crimes do Nazismo na região da Bavária, Alemanha. Para especialistas em Segunda Guerra, Kunz pode ser o último nazista a sentar no banco dos réus, pois são poucos os homens de Hitler ainda vivos. Mas as chances pífias de encontrar e levar à Justiça os que restam, todos com mais de 85 anos, não desanimam quem se dedica a procurá-los onde quer que estejam. “Há uma crença de que é tarde demais para levar os assassinos nazistas à Justiça”, disse à ISTOÉ o historiador judeu americano Efraim Zuroff, 62 anos, o principal caçador de nazistas do Centro Simon Wiesenthal (CSW), criado para dar continuidade ao trabalho de Simon Wiesenthal, o mais implacável perseguidor hitlerista de todos os tempos. “Mas nossos números nos mostram quanto esse trabalho ainda dá resultados”, afirmou ele.
Segundo o CSW, entre 2001 e 2010, 77 nazistas foram condenados por crimes de guerra, o último em março passado, outros 51 foram indiciados e mais de uma centena de investigações foram abertas. “O trabalho de gente como o senhor Zuroff é fundamental porque alerta para os horrores do Holocausto”, afirma Lia Bergmann, assessora de direitos humanos do braço brasileiro da B’nai B’rith, uma entidade beneficente judaica mundial. “Ele também é importante porque coloca em pauta, mesmo que indiretamente, a incômoda questão da presença cada vez maior de grupos neonazistas no Brasil”, diz Lia.

Zuroff esteve no Brasil em junho para, além de ministrar uma palestra, buscar pistas de Aribert Heim, 96 anos, o primeiro na lista de 2010 dos nazistas mais procurados do CSW (leia quadro), que assassinou dezenas de judeus com injeções letais no campo de Mauthausen, na Áustria. Heim teria passado pelo País para visitar uma filha ilegítima que vive no Chile. “O Brasil e a América Latina foram atraentes para fugitivos nazistas porque a entrada nesses países era tranquila e, uma vez instalados, eles contavam com o apoio de simpatizantes alemães para escondê-los”, explica Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora e professora do departamento de história da Universidade de São Paulo (USP). Muitos fugitivos também aproveitaram a simpatia de ditadores como Juan Domingo Perón, na Argentina, para entrar como exilados políticos. No Brasil a maioria entrou afirmando exercer a profissão de técnico industrial. O mais famoso foi o médico Josef Mengele, conhecido como “Anjo da Morte”, responsável pelo extermínio de crianças e adultos em experiências cruéis. Embora morasse no Paraguai, Mengele morreu em 1979 na cidade de Bertioga, litoral norte de São Paulo, e foi enterrado em Embu das Artes como Wolfgang Gerhard. O corpo, exumado em 1985, foi identificado com a ajuda da Alemanha, de Israel e de investigadores como o próprio Simon Wiesenthal, que viveu até 2005.
Achar esses criminosos é apenas o primeiro passo e talvez uma das etapas mais simples do processo de condenação de um nazista. Se ele estiver fora de seu país de origem, a extradição pode ser extremamente complexa, principalmente se ele tiver a nacionalidade do país em que se esconde. No Brasil, para extraditar um nazista é preciso que sejam atendidas várias condições. “Sem pacto de reciprocidade diplomática, por exemplo, o País não extradita ninguém”, explica George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Quando o acusado é naturalizado brasileiro, outras condicionantes são colocadas. Zuroff vê esses empecilhos como falta de vontade política para processar os poucos que restam. “Temos, no máximo, mais cinco anos para fazer esse trabalho, depois todos já terão morrido por causas naturais”, alerta. É pouco tempo, mas fazer justiça, ainda que tardia, é fundamental.


Depoimento do Sr. Klaus Oliven, 91 anos, refugiado judeu, viveu na Alemanha durante a II Guerra Mundial, ele viu a perseguição aos judeus, ouça seu depoimento e aprenda um pouco mais da história. ...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lego: Meios de Transporte

Professores: Andreza, Denize e Jorge

Os alunos das 1ªs séries e da 2ª séroe, estudaram sobre os meios de transporte fazendo diversar atividades.
Na sala do Lego as três turmas trabalharam em grupo construindo um carro de corrida, nesta aula eles puderam conhecer um grande ídolo de muitos brasileiros “ Ayrton Senna”. Além de curiosidades sobre a evolução da roda, discutindo sobre onde podemos encontra-las em nosso cotidiano.
Depois puderam brincar com seus carros de corrida com a questão desafio.

Os alunos da 2ª série construíram também um caminhão, após a montagem completa, houve uma conversa sobre a utilização e a importância da profissão de caminhoneiro.


Nas três turmas conversamos sobre as regras básicas de segurança que devemos sempre seguir como: Usar cinto se segurança, manter as crianças sempre sentadas no banco de traz, uso de cadeirinha, sobre o excesso de velocidade, entre outros cuidados que surgiram.

Professora Dalzira

Os alunos da 3º série 02 homenagearam a professora pela passagem do seu aniversário em 03/11 – dublaram músicas do RBD e fizeram umas festinha suroresa,
“São esse gestos carinhosos que recebemos de nossas crianças que nos fazem fortes para seguir nossa missão de educador” .... Disse a professora Dalzira emocionada,

Obrigada pelo carinho!