quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rádio na Escola

É muito difícil, praticamente impossível, encontrar um ser humano que não goste de música. Pode até não gostar de um ritmo ou de outro, mas sempre sentirá prazer em ouvir algum tipo de som ritmado em algum estilo musical em diversos compassos.

Ainda não sabemos por que, mas temos a certeza que os sons compassados afetam diretamente o comportamento dos seres humanos. Bebês recém nascidos apresentam alterações comportamentais quando expostos ao som de músicas, haitianos entram em transe ao som de ritmos africanos e militares parecem assumir postura mais agressiva em marcha ao som de cânticos de vitória.
No Mundo Ocidental a música vem exercendo funções específicas em diversas atividades humanas como ninar crianças, fazer dançar, contar estórias, comemorar eventos especiais, aumentar a venda de produtos, entreter, curar e rezar, anunciar eventos, aumentar a coragem para uma guerra, e até para aumentar a produtividade em linhas de produção industriais.
Em uma pesquisa realizada em grande universidade pública, várias pessoas responderam que a música ajuda a criar uma certa atmosfera que influencia o humor e os sentimentos, então crê-se que não é ignorado o poder da música sobre o comportamento, embora poucas pessoas reflitam acerca disso. O que desejamos destacar aqui é que a música, que na maioria das vezes é tida simplesmente como diversão, passatempo ou algo inocente,  é capaz de influenciar em decisões importantes. Grupos de pessoas ou mesmo grandes parcelas da humanidade têm sido afetados por técnicas de mudança de comportamento que tem a música como principal ferramenta. Seja pela letra seja pelos ritmos e instrumentos utilizados ou pelos dois combinados a música não é ignorada pelas grandes empresas de marketing.

Você consegue imaginar um comercial de Coca cola sem um fundo musical?

Você consegue imaginar uma cena romântica em um filme, sem um fundo musical?

Talvez não, pois perderia toda a emoção. Enfim a musica é muito importante para todoos nós, então solta música da Rádio da escola!


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Teatro – “O festival da boa vizinhança”

No dia 15 de setembro a turma do quinto ano “2” (matutino), com o auxílio da professora Denize apresentou para todas as turmas de séries iniciais um teatro chamado “Festival da boa vizinhança”. Esta peça teatral foi baseada no seriado Chaves de origem Mexicana e que é apresentado no Brasil há mais de 20 anos. Mas que ainda hoje faz a alegria de todas as crianças.
Neste episódio, Seu Madruga resolve fazer um festival para todos os vizinhos com a intenção de unir a todos e revelar novos talentos. Mas Kiko, Chaves e Chiquinha fazem tudo errado e acabam estragando as apresentações que Seu Madruga organizou. Além disso, suas trapalhadas sempre acabam em confusão.
Todos os alunos se esforçaram muito e se empolgaram para que tudo desse certo e o resultado foi uma espetacular apresentação que divertiu a todos os que assistiam. Além disso, revelou vários talentos que estavam escondidos em nossa escola. O teatro foi o maior sucesso e mostrou que quando os alunos fazem algo que realmente gostam, tudo dá certo e todo mundo se diverte e aprende ao mesmo tempo.
A professora Denize agradece a participação de toda a turma que se empenhou muito para que tudo desse certo e mostrou ser cheia de talentos, criatividade e compromisso.

Alunos participantes:
·Igor – Chaves
·André Luiz – Kiko
·Julia M. – Chiquinha
·Eliton – Nhonho
·Maria Eugênia – Dona Florinda
·Lucas Felipe – Professor Girafales
·Guilherme – Seu Barriga
·Julia S. – Patti
·Taise – Popis
·Jéssica – Glória
·Tauane – Bruxa do 71
·Vitor – Seu Madruga
·Vizinhos: Eduardo, Patrícia, Jenifer, Nicole, Emili, Julio e Jardel.
·Narradora: Bruna



fotos 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alfredo Wagner 50 anos de História

A professora Carina Lichtenfels em virtude das comemorações do cinqüentenário de Alfredo Wagner realizou com as oitavas séries um trabalho sobre os aspectos da história e do presente de nosso município.  Os alunos realizaram pesquisas sobre a colonização, o ambiente rural, ambiente urbano, atividades econômicas, o turismo e as comunidades; após as pesquisas os alunos construíram maquetes e elaboraram cartazes com as informações colhidas e estes estão em exposição na escola.

Terceira Série

http://alfredowagnertq.blogspot.com/2011/08/turismo.html

Finais do Campeonato


Aconteceu no dia 24 de Setembro as finais do Campeonato da Independência Silva Jardim. Nossos alunos mostraram todos seus talentos e brilharam em nossas quadras levando a torcida a momentos de euforia e tensão!

Todos nossos alunos merecem parabéns pela brilhante participação!





FEMININO

4º LUGAR - ALFREDINHAS
3º LUGAR - CLUBE DAS GATAS
2º LUGAR - TPM - TREINADAS PARA MATAR
1º LUGAR - ESTRELAS DE ALFREDO WAGNER

MASCULINO (5º E 6 º)

3º LUGAR - EVEREST
2º LUGAR - SILVA JARDIM
1º LUGAR - RAPTORS

MASCULINO (7ª E 8ª)

2º LUGAR - S.E TRINCA FERRO
1º LUGAR - FURAÇÕES

MASCULINO - ENSINO MÉDIO

3º LUGAR - SWATS MONSTERS
2º LUGAR - PITIMBADOS
1º LUGAR - 51 BOA IDEIA

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AULA DE GEOGRAFIA SOBRE REGIONALIZAÇÃO

Dinâmica das regiões

Dividir a turma (30 alunos, por exemplo) da seguinte forma:
Corte 30 pedaços de EVA de cinco cores diferentes e divida em cinco partes iguais. Enumere de um lado do EVA números de 1 a 4 para cada cor (repetindo até se esgotarem os pedaços). Do outro lado do EVA coloque letras de A a C para cada cor (repetindo até se esgotarem os pedaços).

Distribua aleatoriamente os pedaços de EVA para a turma e faça o seguinte:

Divisão regional do IBGE.
Peça para os alunos se agruparem de acordo com as cores, e explique que essa poderia ser a divisão do IBGE, por exemplo.

Divisão das regiões geoeconômicas.
Peça para os alunos se agruparem novamente, só que agora, de acordo com as letras. Explique que essa poderia ser a divisão das regiões geoeconômicas.

Divisão dos quatro brasis.
Peça para os alunos se agruparem e, agora, de acordo com os números e, explique que essa poderia ser a divisão dos quatro brasis.

Conclua informando que dependendo do critério utilizado um mesmo território (estado, por exemplo) poderá fazer parte de propostas de regionalizações diferentes como podemos ver nos mapas abaixo.

A regionalização do Brasil

Determinadas áreas da superfície terrestre apresentam características naturais, históricas, culturais ou socioeconômicas que estão relacionadas entre si e diferenciam-se das demais. A essas áreas podemos aplicar o termo região. Assim, regionalização é a divisão do espaço geográfico em regiões, em partes menores, cujas características se interagem.
Por que regionalizar? Para descentralizar a administração e, assim, melhor planejar ações governamentais. Para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.
Sendo assim, há diversas formas de regionalizar o espaço geográfico. No Brasil, por exemplo, há diferentes formas de divisão regional. Veja:

Divisão regional do IBGE (oficial)

Regiões geoeconômicas

Domínios morfoclimáticos

Os quatro brasis

Propostas de criação de novos estados no território brasileiro (Falar, principalmente, de Carajás e Tapajós)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Verde! Quero Ver-te!

No dia 21 de Setembro, comemora-se o Dia da Árvore e neres dia, as professoras Edna, Adriana, Diani e Carol incentivaram o plantio de mudas dentro da Escola. Foram plantadas 5 mudas de árvores nativas, doadas pela Prefeitura Municipal e Lions Clube, e 6 mudas de árvores frutíferas trazidas pelos alunos da professora Adriana, da 3ª série matutino; O plantio foi um sucesso e os alunos perceberam através dele a importância que devemos dar ao verde, pois ele é vida!



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestras sobre a Raiva Animal

Foram realizadas no dia 20 de setembro de 2011, pela médica veterinária Patricia Mayer, da CIDASC, na Escola Básica Silva Jardim, duas palestras referentes à Raiva Animal, para alunos e professores das 6ºs  séries nos períodos da manhã e tarde.
Nas palestras foi abordado o assunto Raiva. Por ser um município endêmico deve-se dar muita importância e salientar que os animais devem ser vacinados anualmente.
 Causou muito interesse aos alunos o tema, as fotos e slides. Houve muitas perguntas ao final da apresentação, tanto dos alunos quanto dos professores. 


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resultado dos jogos - 10/09

Estrelas de Alfredo Wagner - 4 x 3 - Alfredinhas F.C
Evereste – 1 X 0 – Silva Jardim F.C
Feras do Futebol – 3 X 9 – S.E Trinca Ferro
Swats Monsters - 0 X 1– 51 Boa Ideia

Amor ao Brasil

Na passagem da semana da Pátria, a professora Edna lançou um concurso de frases, nos 5ºs e 6ºs anos. A frase deveria completar a seguinte ideia: “Eu amo o Brasil porque...” a professora analisou o conteúdo da frase e a lógica com a semana da Pátria. As frases vencedoras foram:


1º lugar – Eu amo o Brasil porque é um país de muitas festas, belas paisagens e tudo o que preciso está aqui!– Emanoel de Oliveira – 6º ano 1
2º lugar – Eu amo o Brasil porque nele tem muita riqueza e uma bela natureza! – Nicole Klaumann – 5º ano 2 – Professora Denize.
3º lugar – Eu amo o Brasil porque nele eu nasci, nele eu vivo, moro e o adoro! -  Luane Karoline Boll – 5º ano 1 – Professora Denize.


A professora Edna orgulha-se dos alunos que colaboraram com o concurso e parabeniza a todos pela dedicação e sabedoria ao redigirem os textos. Que bom termos patriotas em nosso meio, o Brasil precisa deste amor e desta força.
Parabéns! Diz a professora.


Gincana da reciclagem

Trabalhando o Projeto Escola no Campo a professora Débora Lessa promoveu uma gincana com o tema reciclagem, onde os alunos arrecadaram materiais como papel, papelão, metal e plástico; a gincana envolvia os alunos dos 6ºs anos.
A gincana construiu também para a realização do projeto em parceria com a agropecuária Terra Nova o “Cantinho Reciclável”.

Pontuação total das equipes
6º1 – 197 kg
6ª2 – 655 kg
6º3 – 532 kg
6º4 – 107 kg
6º5 – 376 kg





Para a equipe vencedora, o 6º ano 2,  a escola proporcionou uma viagem ao parque ambiental Ingo Altemburg na cidade de Ituporanga, no dia 13 de Setembro.  No parque, estão reunidos macacos pregos, tucanos do bico verde, papagaios e jacuaçus, além de uma trilha onde o visitante passeia mata a dentro. Lá também são realizadas atividades como Domingo Cultural (apresentações artísticas locais), Movimento e Saúde (caminhadas orientadas por profissionais) e Visitas Guiadas (estudantes têm aulas de educação ambiental e cidadania).




terça-feira, 6 de setembro de 2011

III Encontro Catarinense de Escritores


A EEB. Silva Jardim recebeu no dia 03 de setembro o diploma de Mérito Cultural da academia de Letras do Brasil pelos trabalhos desenvolvidos na escola.

Também na mesma solenidade, as alunas Raquel Iung Santos, Caroline Beppler e Gabriela Rossini receberam o diploma de jovens Escritoras.
Parabéns as alunas e a escola EEB. Silva Jardim por mais esta conquista.


Neste ano de 2011, o município completa 50 anos de emancipação política e para comemorar as “Bodas de Ouro”, estão ocorrendo muitos eventos. Entre estes acontecimentos, foi lançado o blog “Alfredo Wagner, Terra Querida”, que é praticamente uma enciclopédia online sobre o município e é um projeto da EEB. Silva Jardim. No blog, você encontra informações sobre a história da cidade, o clima, a geografia, a política, fatos e curiosidades de nosso município. 

O blog foi idealizado, pela professora Carol Pereira, e foi lançado oficialmente no dia 03 de setembro, durante o Encontro de Escritores. Ele tem por objetivo homenagear o município e reunir em um unica mídia  o maior número de informações sobre nossa cidade. 

alfredowagnertq.blogspot.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto - "Alfredo Wagner ... Terra Querida!"


Em 29 de dezembro de 2011 Alfredo Wagner comemorará seu cinqüentenário. E como diz o nosso hino “Alfredo Wagner, terra querida, enaltecemos tua história e teu valor”, foi com este pensamento que idealizamos uma homenagem a este município que tanto amamos.   
Assim como no ano de 1986 foi criada a revista “Alfredo Wagner em Revista” para comemorar o Jubileu de prata, agora em 2011, levando em consideração as novas tecnologias, o projeto “Alfredo Wagner... Terra Querida!” vem com a intenção de homenagear o cinquentenário de nossa cidade através de uma revista online/blog.
A revista online/blog “Alfredo Wagner... Terra Querida!” foi projetada através de todas as bibliografias encontradas sobre nosso município (livros, Atlas, Acervo Histórico Fotográfico de Alfredo Wagner e internet), e também através de relatos feitos por munícipes.
Resumidamente a revista online/blog, possui diversas informações nos aspectos históricos, geográficos, meio ambiente, fatos e curiosidades entre outros; para serem consultados em pesquisas, leituras informativas, trabalhos e projetos, por alunos, comunidade alfredense e mundo, pois afinal a revista utiliza de um meio de difusão global, a internet.  

Portanto o objetivo principal do projeto foi reunir todas as informações em um única mídia, atualizada.

Acesse o Blog do projeto => http://alfredowagnertq.blogspot.com/