quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto do Silva Jardim é destaque na SED

Projeto da Escola de Educação Básica Silva Jardim é destaque na página da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina.


Confira a matéria na íntegra, acessando o link: 
http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/3926-projeto-interdisciplinar-movimenta-a-eeb-silva-jardim

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARTICIPANTES DAS OLIMPÍADAS


DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARTICIPANTES DAS OLIMPÍADAS
VIVA COMO SE FOSSE O ÚNICO!
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EEB. SILVA JARDIM
ALFREDO WAGNER – SC 

Bom, meu nome é Bruno e fiz parte das Olimpíadas de minha escola. Na mesma houve total interação de todos, professores e alunos, como também um enorme empenho dos mesmos. Entre as provas intelectuais e físicas havia destaques entre os alunos, uns em agilidade e outros em concentração. Enfim, as olimpíadas superaram as expectativas de todos e foi ótima! Apesar da disputa entre salas as olimpíadas de alguma forma uniu as turmas.  Sim, valeu a pena acordar disposto para os desafios.
Bruno Amaral - 18 anos
1º ano 01 – Ensino Médio Integral
EEB. Silva Jardim – Alfredo Wagner – SC



As olimpíadas de conhecimento do Ensino Médio Integral foi um sucesso, pois aconteceram provas de conhecimento intelectual interdisciplinar, de força e também de agilidade, envolvendo todos os alunos e professores. Tudo isso fez com que os alunos se unissem para estudar mais, competir e ter uma tarde muito proveitosa.
Catarini Schweitzer de Souza – 15 anos
1º ano 04 – Ensino Médio Integral
EEB. Silva Jardim – Alfredo Wagner – SC




Nas olimpíadas ocorridas em nossa escola houve vários tipos de competições na qual foi muito divertido, pois todas as turmas dos 1ºs anos Integral se dedicaram bastante a cada prova buscando ganhar e se divertir competindo com amizade. Nossa turma o 1º ano 03 foi a turma vencedora. Turma muito unida que está sempre interagindo com o grupo obtendo assim um bom desempenho. Por isso quero agradecer a toda minha turma que colaborou para a nossa vitória.
Elenice Mariotti – 15 anos
1º ano 03 – Ensino Médio Integral
EEB. Silva Jardim – Alfredo Wagner – SC


  

As olimpíadas da nossa escola foi uma atividade muito boa, ajudou os alunos das salas a se unirem mais. Foi muito divertido e muito interessante porque era intelectual e também com muitas provas cultural e recreativa. Eu e meus colegas adoramos! Espero que aconteça mais vezes.
Daniel de Souza – 16 anos
1º ano 02 – Ensino Médio Integral
EEB. Silva Jardim – Alfredo Wagner – SC



Olimpíadas do Integral - Viva como se fosse o único!


A EEB. Silva Jardim de Alfredo Wagner,  iniciou o terceiro bimestre com o projeto interdisciplinar: Viva como se fosse o único!, com os alunos do Ensino Médio Integral, tratando dos temas das olimpíadas.



O objetivo deste projeto foi envolver os alunos em atividades saudáveis, resgatar valores, auto-estima, integração escolar e social, tendo como princípio a formação da cidadania como prática voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva, promovendo cidadãos ativos perante a sociedade. Os alunos foram orientados a explorarem notícias que lhes chamassem a atenção, dando maior foco as questões sociais envolvidas nos jogos olímpicos. Além das notícias das competições, os alunos abordaram temas como racismo, preconceito, superação e responsabilidade.
Para encerramento do projeto foi realizada uma Olimpíada Intelectual, cultural e recreativa entre as turmas do Ensino Médio Integral, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma maior integração social baseada, sobretudo na amizade e no respeito mútuo e no conhecimento adquirido.
   

Eliza Schweitzer Bergmann
                                  







quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As 10 maiores descobertas da ciência

No 8º ano passei esse vídeo pois relata as 10 maiores descobertas da humanidade envolvendo a ciência. Mostrando tudo que temos hoje de conhecimento cientifico é resumo de muita pesquisa e determinação. 
Os alunos associaram o seu dia-a-dia com o que viram nas leis de Newton, hereditariedade e sua higiene.



Professor Paulo Miguel

A história do número 1

Devido a dificuldade encontrada nos alunos em compreender as operações matemáticas propus passar esse vídeo no 7º ano. O número 1 é um personagem que tem uma função social dependendo da cultura.
Os alunos demonstraram prazer em discutir as peripécias do número 1.



Professor Paulo Miguel

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Agradecimento - Pelotão - Dia dos professores


Neste mês, no desfile cívico de sete de setembro contamos com a grata presença dos alunos: Gabriel Fagundes, Ângelo Cechetto, Bruno Amaral Campos e Marcos Gabriel Magalhães Böll (1º 1); Daniel de Souza, Natália da Silva, Samuel Back e Bruna Caroline Souza (1º 2); Luiz Henrique Franz, Maria Luiza da Silva, Elâine Schäffer, Francielle Mendes, Tatiana Heiderscheidt, Eduardo da Silva, Vitor Amorim e Ederson de Souza (1º 3); Jaine da Silva, Aline de Abreu, Jaine dos Santos, Saulo Iung Nanon e Carlos Alexandre Moraes (1º4), no pelotão que homenageou o Dia do Professor. Estes alunos destacaram-se pelo comprometimento e seriedade com que participaram deste evento. Nosso muito obrigada.

Coordenadora pedagógica Maria Eliza e professora Wendalina.

Informativo


Um texto produzido na Escola de Educação Básica Silva Jardim foi selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AQUARELA DO BRASIL


Este ano o desfile cívico será realizado pela Escola de Educação Básica Silva Jardim sob o tema AQUARELA DO BRASIL, 23 pelotões  farão suas apresentações, ao som da Fanfarra.
De uma enorme mistura de pigmentos, cores e formas, nasce nosso país, e somos nós os pintores desse enorme quadro chamado Brasil.
Através dos séculos fomos criando nossa própria cultura, que tornou-se algo muito peculiar devido a miscigenação de nosso povo. Africanos, Europeus, indígenas, e por fim nós, frutos dessa terra, que fomos criando nossos costumes e celebrando-os durante todo o ano, e é isso o que celebraremos hoje, com o desfile intitulado Aquarela do Brasil, onde representaremos as datas comemorativas de nosso calendário, celebrando assim nossa cultura.
Um grupo de alunos fará a abertura do desfile cívico do ano de 2012 com a dança “Canta Brasil”! 






1 - FANFARRA E 2 - BANDEIRAS


A história da fanfarra da E.E.B. Silva Jardim  remonta praticamente aos primórdios da fundação desta instituição de ensino, ou seja, a mais de meio século. Inicialmente, tinha como integrantes apenas os estudantes. Atualmente, é composta por alunos, ex-alunos e amigos da escola. Com ritmo retumbante, a fanfarra dará inicio neste momento, ao desfile cívico pelo dia da pátria – 2012.




3 – CARNAVAL

 Formado por um povo heroico, de um brado retumbante, o Brasil é gigante por natureza, e é reconhecido em todo o mundo não só por suas belezas naturais e pelo seu povo acolhedor, mas também por suas grandes paixões, entre elas o carnaval.
O Carnaval é uma tradicional festa brasileira, cheia de cores e sons... é a explosão de alegria do nosso povo e durante o mês de fevereiro o Brasil para, são 4 dias de festa de norte a sul os foliões invadem as ruas e enchem os salões, tornando suas vidas muito mais coloridas e alegres. 




4 – DIA DA MULHER


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1975 a ONU assina o decreto e oficializa o dia 08 de março como "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Para homenagear grandes mulheres este pelotão vem para relembrar algumas mulheres que marcam e marcaram seu tempo:
1.Maria – mãe de Jesus.
2. Cleópatra – Poderosa rainha do Egito.
3. Marilyn Monroe - É uma das mais famosas estrelas de Hollywood.
4. Princesa Isabel - assinou a Lei Áurea 
5. Carmen Miranda - foi uma cantora e atriz luso-brasileira.
6. Mona Lisa – É a pintura da mulher mais conhecida da história da arte, pintada por Leonardo da Vinci, um dos mais eminenteshomens do Renascimento italiano.
7. Tarsila do Amaral - foi uma pintora e desenhista brasileira .
8. Princesa Diana (1961-1997) foi uma princesa inglesa. Casada com o príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth II da Inglaterra
9. Chiquinha Gonzaga foi uma compositora, pianista e regente brasileira, autora da primeira marcha carnavalesca ("Ô Abre Alas", 1899)
10.Anita Garibaldi - foi a "heroína dos dois mundos". Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas.

11. Maria da Penha - Ela foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Em homenagem ao seu caso foi criada a Lei Maria da Penha.
12. Dilma Rousseff - atual presidente da República Federativa do Brasil, é uma economista e política brasileira.
13. Elizabeth II - É a Rainha da Inglaterra.
14. Ivete Sangalo - É uma cantora, atriz e compositora brasileira.
15. Juliana Paes - é uma atriz e modelo brasileira, conhecida por sua participação em telenovelas da Rede Globo. Atualmente ela é “Gabriela” personagem do romance de Jorge Amado.
16. Hortência- é uma ex-jogadora de basquete brasileira, sendo considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos.
17.  Giseli Bundchen - é uma famosa super modelo Brasileira.18.  Empregadas domésticas – valorização de todas as empregadas domésticas. 



5 – PÁSCOA


Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Em nossa escola a Páscoa na Praça se tornou um dos principais eventos do calendário escolar, pois a 10 anos os alunos participam de brincadeiras e recreações na praça da cidade mantendo viva a tradição do coelhinho da Páscoa. 


6 – TIRADENTES


Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. 



7 – DIA DO LIVRO INFANTIL


Dia 18 de abril é o dia nacional do Libro Infantil pois é a data de nascimento de um dos maiores escritores do Brasil, Monteiro Lobato.
Ler um livro é entrar num mundo novo e explora-lo. O livro é magico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Mergulhe na magia da leitura você também.



8 – DESCOBRIMENTO\INDIOS

 Os Portugueses em uma de suas viagens para as índias chegaram a uma terra desconhecida.
Onde encontraram paisagens diferentes de tudo o que já haviam visto, com matas preservadas, animais diferentes e coloridos.
Nesta nova terra habitavam nativos que, ao se depararem com a frota Portuguesa, ficaram surpresos e curiosos, pois aquilo era muito diferente de tudo o que conheciam. A esses nativos os portugueses deram o nome de índios. Eles viviam da natureza, pescavam, caçavam e plantavam, tinham seus próprios ritos e crenças, diferenciando-se de tribo para tribo. Foi desse encontro entre portugueses e índios que começou a surgir nossa nação. 




9 – DIA DO TRABALHO


O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil. Uma nação é construída através dos braços dos trabalhadores que juntos movem a nação. São brancos, negros, bancários, operários, pedreiros, médicos, professores, comerciantes entre tantos outros que fizeram e fazem o Brasil ser a potencia que é hoje, por isso nada mais justo que um dia para celebrar a importância de todos os trabalhadores para o nosso país.

10 – ANIVERSÁRIO DA ESCOLA\ESTUDANTE


No dia 14 de Maio comemoramos o aniversário de nossa escola. A EEB. Silva Jardim com mais de meio de século de existência se fez presente na vida da maioria dos Alfredenses. É difícil encontrar alguém nativo de nossa cidade que de alguma forma não tenha passado por aqui, se não passou diretamente, teve um filho, neto ou sobrinho que com certeza por aqui esteve. Nossa escola continua formando as gerações futuras e deixando na história um legado de conquistas. 


11 – APAE


O dia 11 de dezembro de 1954, data de fundação da primeira APAE do Brasil no Rio de Janeiro, foi consagrado como dia nacional das APAES. A segunda APAE do Brasil foi fundada em 1955 no estado de Santa Catarina no município de Brusque.
A nossa APAE (associação de pais e amigos dos excepcionais) foi fundada em 26 de maio de 2000. Em 20 de outubro de 2003 a Escola Especial “Esperança” iniciou suas atividades com os alunos. A escola funciona na vila Catuíra, hoje atende 47 alunos. A APAE tem como missão: promover e articular ações de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
  

12 – MEIO AMBIENTE


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU, a fim de tratar de assuntos ambientais.
O Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.




13 – FESTA JUNINA

Junho é mês de Festa Junina. Em nossa cidade a festa junina do Silva Jardim já virou uma grande tradição. Caipiras de todos os cantos se reúnem no arraial do Silva Jardim para festejarem em honra a:  São João, São  Pedro e Santo  Antônio.  Nessa festa tem muita animação, tem comida, tem quadrilha, sinhozinho, sinhazinha e tem quentão e pinhão. Ocê num podi fica de fora dessa festança sô!