quarta-feira, 18 de junho de 2014

Curiosidades

Curiosidades da copa de 1938
- O Brasil foi o único país da América do Sul que se propôs a encarar uma longa viagem de navio para participar da Copa do Mundo na França.
- O presidente da França, Albert Labrun, foi convidado para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo, na partida em que a Suíça empatou com a Alemanha em 1 a 1. O dirigente conseguiu a proeza de errar o chute, arrancando um punhado de grama do solo e risos dos torcedores.
Copa de 1950
A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi a quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Ocorreu de 24 de junho a 16 de julho. Foi sediado no Brasil, tendo partidas realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.


Os estádios já estavam prontos na época, devido à paixão dos brasileiros por futebol. O Brasil foi escolhido por unanimidade como anfitrião na época, sendo um sucesso no sentido de infraestrutura a instalações e exemplo para o mundo.

A Copa do Mundo FIFA de 1950 não teve uma final oficialmente. As quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por placares apertados pelo Uruguai. A última partida era coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição.

A última partida da copa ficou conhecida como Maracanaço e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: 199.854 pessoas.

O Brasil construiu o maior estádio de futebol do planeta para sediar a Copa do Mundo da FIFA 1950, mas a esperança de consagrar o gigantesco Maracanã com o primeiro título mundial foi destruída após uma das maiores surpresas da história da competição.

A Copa do Mundo da FIFA 1950 não teve final, pois foi decidida em um quadrangular. Mesmo assim, Brasil e Uruguai fizeram justamente na última rodada da fase final a partida que decidiu o torneio. Precisando de somente um empate, a seleção brasileira abriu o marcador com França aos dois minutos do segundo tempo, mas o Uruguai conseguiu a virada com gols de Juan Schiaffino e Alcides Ghiggia. Um silêncio ensurdecedor de 200 mil vozes foi ouvido no Maracanã, e o pequeno país vizinho comemorou no Brasil o seu segundo título mundial. 


Copa de 1954 - Suíça:

Seleção Canarinho: Em 1954, o Brasil usou camisas amarelas e calções azuis, uniforme que seria imortalizado anos mais tarde. O radialista Geraldo José de Almeida criou o apelido: '' Seleção Canarinho''.

Sem falar nenhuma palavra em inglês, francês ou alemão, os jogadores da Coréia do Sul ficaram literalmente perdidos na Suíça e receberam ajuda de policiais Suíços após os jogos.

Copa de 1958
Bênção
A Irlanda do Norte quase não participou da Copa. Tudo porque a religião anglicana proibia atividades físicas aos domingos. Foi necessário que o clero local autorizasse a participação dos jogadores, que assim viajaram para a Suécia com a consciência tranquila.

Marca registrada
Bellini foi o primeiro a erguer a taça com as mãos, graças ao pedido dos fotógrafos.

Copa de 1962 - Chile 

        De roupa e tudo

Contundido, Pelé não participou da vitória contra a Espanha por 2 a 1, que classificou o Brasil para as quartas de final. Após a partida, emocionado, Pelé foi ao vestiário abraçar o seu substituto, Amarildo. Quando chegou lá, Amarildo estava tomando banho. Pelé não teve dúvidas: mesmo vestido, e ainda chorando, entrou debaixo da ducha para abraçar Amarildo.

        Homenagem póstuma

O chileno Manuel Molina Gonzalez, de 17 anos, estava ouvindo pelo rádio a partida entre Uruguai e Iugoslávia. Gonzalez torceu pelos uruguaios, que foram derrotados por 3 a 1. O rapaz, então, sofreu um ataque cardíaco e morreu. Ao ser informada do caso, a delegação uruguaia deixou a concentração e foi à casa do jovem chileno para prestar-lhe as últimas homenagens.

        Preocupação

Na manhã da semifinal contra o Chile, a comissão técnica brasileira saiu para comprar salame, mortadela, queijo e pão. Os jogadores almoçaram apenas sanduíches. Como o jogo era contra os donos da casa, a seleção estava com medo de que algo pudesse ser colocado na comida do hotel em que o time estava hospedado.
Copa de 1966
Volta para casa
A Itália foi recebida com frutas e tomates após eliminação na 1ª fase do Mundial

Despedida
O jogo contra a Bulgária na Copa de 1966 foi o último com Pelé e  Garrincha  juntos na seleção.


1970 México:

O México teve a estreia do cartão (amarelo), que iria ajudar a TV em cores durante as partidas.
O 1º cartão amarelo foi para o soviético Evgeny Lovchev, no empate por 0 a 0 com o México.

Jairzinho marcou um gol por partida da copa, ate mesmo no final do mundial.

Foi a quarta e ultima copa que Pelé disputou. O rei do futebol marcou
10 gols e venceu 3 vezes a principal competição de futebol do mundo.


2002 copa
·         Fome de gol
Desde a Copa de 1974, na Alemanha, um jogador não marcava mais de sete gols na competição. Ronaldo bateu a marca do polonês Lato, fazendo oito gols em 2002. Dois deles foram anotados na final, contra a Alemanha.

·         Longe de casa
Pela segunda vez na história, um país se tornou campeão fora de seu continente. O Brasil venceu a Copa de 1958, na Suécia. Somente em 2002, no Mundial organizado pelo Japão e pela Coreia do Sul, a situação voltou a acontecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário