quinta-feira, 5 de junho de 2014

Parlamento Jovem 2014

                As alunas do Ensino Médio Inovador Elaine Schaffer, Giovana Truppel, Hanahira dos Santos Machado e Suiani da Silveira acompanhadas pelas professoras Caroline Pereira e Charlene Silva participaram da 17ª edição do programa Parlamento Jovem que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) de 26 a 30 de Maio.
                O programa Parlamento Jovem  é uma iniciativa da Câmara dos Deputados em parceria com a Escola Legislativa Deputado Lício Mauro Filho, que seleciona estudantes do Ensino Médio de todo o Estado para simular a jornada de trabalho de um Deputado Estadual. Durante três dias, esses jovens debatem projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo.
                As alunas da Escola de Educação Básica Silva Jardim levaram para debate na Assembleia duas Indicações e um Projeto de Lei, que foi aprovado por unanimidade. O projeto tratava da criação do “Dia Estadual de Conscientização para Preservação das Nascentes", que tem por objetivo incentivar a participação da sociedade no processo de educação para preservação ambiental das nascentes, no Estado de Santa Catarina.   As indicações consistiam na disponibilização de programa para esclarecimento e incentivo à preservação e proteção das nascentes e sobre a disponibilização de programas de capacitação técnica na área agrícola para alunos do Ensino Médio que se encontrem em defasagem idade/série.
                Ao final da semana e dos trabalhos as alunas foram surpreendidas com a notícia de que neste ano uma delas representaria sua escola no programa Parlamento Jovem Brasileiro que acontecerá no mês de Setembro em Brasília. Mediante sorteio descobriram que a aluna Suiani da Silveira seria a representante.
                Após dias de estudo e debate fica o agradecimento das alunas participantes:
“Antes de iniciarmos o projeto do Parlamento jovem, tínhamos uma visão política muito restrita, baseada em ilegalidades e corrupção, e no decorrer das palestras e com o  desenvolvimento do projeto, percebemos a importância que a política tem dentro de uma sociedade e que as mudanças em nosso país devem se iniciar por ela.
Vemos hoje que as mudanças que tanto ansiamos só irão se tornar possíveis por meio da politica e só compreendendo como as leis são criadas, os projetos são iniciados e como processos políticos funcionam é que a sociedade conseguirá atingir seus objetivos, logo notamos que a politica é muito mais importante do que a principio supúnhamos.
Agradecemos também em nome de toda a Escola de Educação Básica Silva Jardim pelas palestras da escola itinerante  do legislativo que contribuíram para a formação política e social dos alunos, desde as séries iniciais até os ensino médio.“                                                                                                                                                                                                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário