sexta-feira, 23 de maio de 2014

Patriotismo

Por Alesandro Maffei

Durante a Copa do Mundo de futebol ouve-se muito falar em patriotismo, em honrar a Pátria, um orgulho ao país. Mas afinal, o que é ser patriota? De forma simples, ser patriota significa defender os interesses da nação, lutar por um país melhor e uma sociedade mais justa.
É evidente que o patriotismo não se resume a copa do mundo, onde os brasileiros pintam-se de verde e amarelo, param suas atividades para torcer e vibrar pelo orgulho nacional: o futebol. Pessoas de todas as regiões e das mais variadas classes sociais se esquecem de seus problemas momentaneamente e visam apenas um objetivo a conquista da Copa do Mundo.
É claro que essa conquista (que o futebol) faz nascer no brasileiro um sentimento de superioridade em relação das demais nações. E esse sentimento dá a entender que o povo brasileiro realmente é patriota, que o povo realmente admira e orgulha-se de sua nação. Porém, a Copa do Mundo termina e o povo volta a sua rotina diária e a sentimento de orgulho é trocado pelo desinteresse e muita critica a pátria.
O patriotismo não dever existir somente na Copa do Mundo, ele faz parte da realidade de um povo. Ser patriota é orgulhar-se, mas também participar da construção de nosso país. A Pátria é algo muito grande, formadora de nossa identidade, ou seja, SOMOS BRASILEIROS, essa é nossa identidade. E como brasileiros temos um papel importantíssimo no desenvolvimento de nosso país. Nossas atitudes é que vão direcionar e construir um país melhor para se viver.
O povo brasileiro precisa ser patriota não só em época da Copa do Mundo, mas sim todos os dias. Deve ter a união que é demostrada durante a Copa para existir reformas políticas, combates a corrupção, acabar com a desigualdade social. Idolatrar nosso país durante a Copa é ótimo, porém devemos fazer isso todos os dias.

A partir do momento que o povo brasileiro perceber que as belezas do nosso país não se esgotam no futebol, o Brasil deixará de ser apenas o “país do futebol”, para ser um país mais digno e respeitado. 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Novos uniformes esportivos

No dia 19/05 os alunos do Futsal do Silva Jardim na categoria 12 à 14 anos inauguraram o novo uniforme esportivo, durante o jogo na competição do JESC.
O uniforme é fruto do Projeto da Educação Física junto ao Ensino Médio Inovador, o qual buscou recurso no MEC - Ministério da Educação e Cultura.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Copa do mundo FIFA Brasil 2014


SED - Secretaria de Estado de Educação
13ª SDR Secretaria de Desenvolvimento Regional
Escola de Educação Básica Silva Jardim
Alfredo Wagner – Santa Catarina
PROFESSOR: Reginaldo Silveira
DISCIPLINA: Geografia.


Objetivo Geral
à Desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares através do futebol (copa) – uma paixão nacional que assumi um enorme espaço na nossa cultura, para que se conheça, respeite e valorize as etnias, culturas e diferenças.

Objetivos Específicos
à Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
à Identificar e relacionar aspectos sociais, econômicos e políticos dos países, em especial do Brasil;
à Respeitar e compreender o trabalho coletivo;
à Trabalhar a minimização e repúdio à discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
à Envolver todo o conteúdo enfatizando a paz, o respeito às diferenças, o fim do racismo, etc.
à  Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa e analisar os aspectos positivos (melhorias, em geral) e negativos (poluição visual, produção de lixo).
à Observar a língua falada, as crenças de outros países e resgatar alguns dos costumes que nós brasileiros herdamos de alguns países.

Créditos
Projeto elaborado pelo professor Reginaldo Silveira.

Público-alvo
6ª e 7ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Duração
Início: junho;
Término: julho.
OBS: Este projeto será trabalhado simultaneamente, na medida do possível, com o conteúdo programático.

Justificativa
Destaca-se o futebol como uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações.
Nesse sentido, sendo o futebol é uma das maiores paixões do povo mundial e brasileiro. Analisando o tempo e o espaço que envolve o evento copa do mundo, devemos aproveitar esse acontecimento e fatos relacionadas, especialmente naquilo que diz respeito ao Brasil para estudar, entender e dar mais sentido às aulas.
Releva-se, também, aproveitar esse acontecimento, para conhecer melhor o nosso BRASIL, cidades sedes, o porquê de sua escolha, ressaltar o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos, e em especial trabalhar os movimentos contra a copa surgidos a partir de 2011 estudar por que ocorreram e se mantêm.

Metodologia
è Usar o laboratório de informática sempre que possível;
è Mostrar fatos, textos aos alunos sobre a Copa ou acerca dela.
è No assunto em questão trabalhar-se-á, ainda, alguns dos temas transversais, como:
Ética: Envolver todo o conteúdo enfatizando a paz, o respeito às diferenças, o fim do racismo, etc.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa e analisar os aspectos positivos (melhorias, em geral) e negativos (poluição visual, produção de lixo).
Pluralidade cultural: Observar a língua falada, as crenças de outros países e resgatar alguns dos costumes que nós brasileiros herdamos de alguns países.
Para isso, usar-se-ão técnicas, como: aulas expositivas/ dialogadas, debates e/ ou seminários de integração, trabalhos e explicitações, mapas, mapas conceituais, uso de tecnologia (quando possível e necessária), avaliação escrita, etc.

Avaliação
Deve existir uma permanente preocupação em fazer com que o conteúdo tenha relação com a vivência dos educandos. O conhecimento deve estar dentro de um contexto amplo onde o professor, aluno, o grupo, de modo geral, deve sempre se conduzir à perspectiva de auto-avaliação, desenvolvendo assim uma capacidade de exame crítico de sua atividade, uma consciência maior de suas potencialidades com base na idéia de que se pode aprender a partir da compreensão do por que se errou ou cometeu a falha. A qualidade de ensino não é somente realizar o processo de ensino-aprendizagem, mas também, relacionar o aprendizado com os fatos que rodeiam e/ ou norteiam os educandos para que se desenvolva e promova valores nos mesmos.
Para um real processo educativo, a solução não é excluir os que atrapalham e sim atender a cada um, dentro das possibilidades, é claro, segundo suas necessidades especiais. Em educação, é absolutamente necessário contar com o tempo, pois o importante é a formação pessoal.
A participação será realizada no decorrer das aulas, no entanto, sem a atribuição de uma nota específica e, ainda, não necessariamente será uma abordagem avaliada somente entre os que têm mais facilidade para falar, mas também àqueles que de seu jeito participam, seja ouvindo, observando, atentos, etc.

Contextualização e atividades:

Copa do mundo é mais que futebol, copa do mundo é educação!
     Na perspectiva de uma permanente preocupação em fazer com que o conteúdo tenha relação com a vivência dos educandos. De saber que o conhecimento deve estar dentro fatos atuais e contextualizados.
     Percebe-se o evento da Copa do Mundo como uma forma de materializar o conhecimento e revelar o futebol como uma rede intrincada de significações.
     Na copa do mundo, em campo, não rola somente a bola. Por trás desse evento mundial, existe muitas relações:
     Existe uma mistura de etnias, línguas, cores, religiões, classes sociais, nacionalidades, costumes, sexos, etc. que, com espírito esportivo, mostram que com respeito às diferenças, no trabalho coletivo se conseguem os maiores feitos.
     Existe uma associação entre os aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos e humanos para a conclusão e existência de um evento desse porte.
     Existe uma relação direta com o sistema capitalista retratada no consumismo observado no comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, acessórios, etc.) e na quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores, fatos que mostram que não é só o futebol que está em jogo, em que os próprios jogadores, também são vistos como mercadorias que podem trazer o lucro.
     Existem mudanças no meio ambiente em razão da Copa, modificações positivas percebidas pelas melhorias, em geral e, negativas, verificados, por exemplo, na poluição visual, produção de lixo, etc.
     Este estudo torna-se relevante, uma vez que, vê-se que a qualidade de ensino não é somente realizar o processo de ensino-aprendizagem baseando-se num esquema formal, didático, mas também, relacionar o aprendizado com os fatos que rodeiam e/ ou norteiam os educandos para que se desenvolvam e promovam valores nos mesmos.

ATIVIDADE:
     Após a leitura do texto fazer um debate com os alunos enfatizando a paz dentro e fora dos estádios, o fim do racismo e o respeito às diferenças, o trabalho coletivo. Falar da associação entre os diversos aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos e humanos para a conclusão e existência de um evento desse porte. Explorar a relação com o sistema capitalista e das mudanças no meio bem como seus pontos positivos e negativos.
OBS: Após o debate pedir para os alunos produzem um texto.


Copas do Mundo
     De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
     A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).
     A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
     Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Nos anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão Segunda Guerra Mundial.
     Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
     O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia . Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
     Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
     Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
     Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França.
     Em 2002, na Copa do Mundo do Japão - Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil  sagrou-se  pentacampeão  ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
     Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
     Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento.
     Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.


ATIVIDADES:
Leitura e Interpretação
1 – Responda as questões abaixo.
a) Quem criou a Copa do Mundo? Em que ano isto aconteceu?
___________________________________________
b) O que significa a sigla FIFA?
____________________________________________________________________
c) Onde foi realizada a 1ª Copa do Mundo?___________ E em que ano? ________Quem ficou campeão?
__________
d) Em que período a Copa do Mundo foi suspensa? _________________ E por que isto ocorreu?
________________
e) Em que ano o Brasil sediou a primeira Copa do Mundo?__________
f) Em que ano o Brasil ergueu pela 1ª vez a taça?_________ Em que país ocorreu esta Copa? ____________
g) Quais foram os anos em que o Brasil conquistou a taça da Copa do mundo?____________________
h) Se o Brasil conquistar esta Copa ele será quantas vezes campeão e como será chamado?_______
i) Quem é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos?______________________

Descobrindo os participantes da copa do mundo no Brasil (2014):
Com base nas dicas e no mapa, encontre no caça-palavras os países participantes da Copa do Mundo 2014:
a)- É o maior campeão e sede da copa em 2014________________________
b)- Durante a Guerra Fria foi dividida em Ocidental e Oriental com o Muro de Berlim:___________________
c)- País sul-americano que não faz fronteira com o Brasil e destaca-se na produção de vinhos:______________
d)- Possui o maior PIB do mundo:______________________
e)- Localiza-se na Europa, sendo a segunda seleção que mais venceu os mundiais:_____________________
f)- Um dos maiores países africanos em extensão territorial, localizado no norte do continente:______________
g)- Maior produtor de coca:__________________________
h)- Derrotou o Brasil na final em 1998:__________________________
i)- Destaca-se na robotização(produção de robôs):_______________________
j)- Maior rival do Brasil:________________________
k)- País que colonizou o Brasil:__________________
l)- Localiza-se na Oceania, sendo o 6º maior país do mundo:_______________________
m)-Sua capital é Seul, o que rima com seu nome:_________________________
n)- É a atual campeã mundial:__________________________
o)- Seu nome possui 4 letras e termina com ana:______________________
p)- Único país subdesenvolvido da América do Norte:____________________________
q)- Faz fronteira com o Brasil na direção sul:_____________________
r)- Maior país do mundo:_____________________
s)- Junto com Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte forma o Reino Unido:____________________
t)- Participa pela primeira vez de uma copa e se originou com o fim da Iugoslávia________________________
u)- Fica na América do Sul, não faz fronteira com o Brasil e destaca-se na produção de bananas:____________
v)- Sua capital é Bruxelas e localiza-se na Europa:____________________
w)-Considerada o berço da civilização ocidental:_________________________
x)- Seu nome tem as iniciais de seu vizinho, o Iraque:_____________________
y)- Sua capital é Zagreb e localiza-se no sudeste europeu:________________________
z)- País europeu sede da Nestlé:_____________________
1)- Também conhecida como Países Baixos, eliminou o Brasil em 2010:___________________________
2)- País africano de nome composto e que possui o artilheiro Drogba:__________________________
3)- Possui o nome de um crustáceo  escrito no plural:_____________________________
4)- País africano que possui uma das cidades mais populosas do mundo, Lagos:____________________
5)- Localizado na América Central, inicia com a letra H:_______________________
6)- Localiza-se na América Central, possui nome composto, possui 5 consoantes em seu nome:_____________


Passatempo: Verifique seus conhecimentos sobre a Copa do Mundo FIFA no Brasil - 2014

1.       Sentimento que se revigora durante a copa do mundo;
2.       Criador da copa do mundo, e inclusive, a taça leva seu nome;
3.       Instituição mais importante do futebol mundial;
4.       Primeiro país campeão de uma copa do mundo;
5.       Único país pentacampeão;
6.       Melhor jogador de futebol de todos os tempos;
7.       Único país que pode se igualar ao Brasil em número de títulos;
8.       Campeão da copa do mundo em 2010;
9.       Se o Brasil conquistar esta Copa como será chamado em termos de títulos.
10.   Ponto positivo da copa trazendo melhorias em mobilidade urbana (termo usado);
11.   Expressão usada, por exemplo, para os estádios que poderão ser subutilizados após a Copa do Mundo: ponto negativo da copa.
12.   Ponto negativo visto no elevado volume de recursos financeiros utilizados, muitas vezes “sem controle fiscal”, dando margem para a ocorrência de um grande problema brasileiro: Nome do problema;
13.   Nome do maior estádio do Brasil. (Estádio que representa o melhor time do Brasil);
14.   Capital de estado brasileiro que sediará jogos em estádio com a menor capacidade de público;
15.   Região que possui o maior número de cidades-sedes;
16.   Região que possui apenas uma cidade-sede;
17.   Estado representado pela única estrela acima da faixa ordem e progresso na bandeira do Brasil;
18.   Uma das duas características do Brasil representadas no pôster oficial da Copa do Mundo de 2014;
19.   Uma das duas dimensões a partir das quais foi construído o logotipo oficial da copa;
20.   Nome do mascote da copa do mundo 2014;
21.   Nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014;
22.   Número (por extenso) de cidades que sediarão jogos da copa;
23.   Programa do Governo Federal que tornará mais barato o ingresso das famílias beneficiadas;
24.   Nome de um estádio privado que fará a abertura da copa;

25.   A Copa de 2014 é a mais cara da história das copas. As obras dos estádios custaram R$ 8 bilhões, mais que o valor dos mundiais de 2006 e 2010 juntos. Por causa disso, também, a realização da copa do mundo tem sido motivo para a ocorrência de que no Brasil?




Pontos positivos
- Por se tratar de evento de grande expressão nacional, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo. Desta forma, a cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente em esfera internacional.
- A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros.
- As exigências da FIFA para a realização deste evento, faz com que o país invista em infraestrutura (principalmente de mobilidade urbana) nas áreas próximas aos estádios onde serão realizados os jogos.
- Melhorias em parques, hotéis e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, a tendência é que estas melhorias possam ser usufruídas pelos brasileiros.
- Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte.
- Aumento de investimentos no país de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol. Estes investimentos geram renda e empregos no país.
- Se a Copa do Mundo de Futebol for um sucesso de organização no Brasil, a imagem do país no exterior pode melhorar muito.
- Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares, visando atender a alta demanda durante os dias do evento. Estas melhorais serão usufruídas pelos brasileiros durante a após a Copa.

Pontos negativos
- Em função dos prazos e burocracias, muitas obras podem ser tocadas rapidamente, diminuindo assim a qualidade das construções.
- O evento inflaciona os serviços, principalmente de hotéis, antes e durante a Copa do Mundo. Mesmo pessoas que não vão assistir aos jogos pagarão preços salgados em diárias de hotéis e serviços nas cidades que serão sedes.
- Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, a imagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser visto como um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança no país e os investimentos estrangeiros.
- O custo benefício da construção de alguns estádios poderá não ser positivo. Isso porque em algumas regiões do Brasil (principalmente centro-oeste e norte), os estádios poderão ser subutilizados após a Copa do Mundo.
- Dinheiro público usado na Copa do Mundo poderia ser aplicado em áreas em que o Brasil é carente como, por exemplo, saúde e educação. Estes gastos elevados com um evento esportivo que dura poucos dias gera insatisfação em grande parcela da sociedade.
- Diante do elevado volume de recursos financeiros utilizados, principalmente na construção dos estádios, ocorre abertura de mais possibilidades para a corrupção. 

ATIVIDADE:
Analisando os pontos positivos e negativos, você é a favor ou contra a copa do mundo no Brasil? Justifique.

Analisando os mapas e o esquema que traz os estádios, responda e faça o que se pede:


Responda:
a)       Quantos estados têm o Brasil? E quantos vão sediar jogos?
b)      Pinte de azul escuro o estado onde você mora. Qual o nome de seu estado, bem como de sua capital? Ele vai sediar algum jogo? Justifique.
c)       Qual o nome do maior estado do Brasil?
d)      Pinte cada um dos estados que vão sediar jogos da copa do mundo FIFA 2014 de uma cor, informe seu nome e sigla, sua capital e sigla, o nome do estádio e sua capacidade.
Corà nome e siglaà capital e siglaà estádioà capacidade.
e)       Informe a cor que você pintou, o nome do estado e cidade onde fica o Itaquerão, estádio onde acontecerá a abertura da copa de 2014.
f)       Informe a cor que você pintou, o nome do estado e cidade onde fica o Maracanâ, estádio que acontecerá a final da copa do mundo 2014.




Um pouco de conhecimento sobre a bandeira do Brasil:
As Cores Bandeira do Brasil:

A cor Verde simboliza as matas, florestas.

A cor Amarelo simboliza o ouro e as riquezas.

A cor Azul simboliza o céu.
O Branco simboliza a paz.
As Estrelas da Bandeira do Brasil:
Todos sabemos que para cada estrela de nossa bandeira corresponde um estado brasileiro. O que pouca gente sabe é que a estrela que está acima da faixa na bandeira representa o estado do Pará, pois quando foi criada a bandeira esse estado era o que tinha o maior território do Brasil acima da Linha do Equador.

Lema
O lema em nossa bandeira: Ordem e Progresso. Este nos remete a pensarmos que para termos progresso em nossas vidas, futuro, devemos ser ordeiros, seguir as leis.

ATIVIDADE:
Na bandeira brasileira abaixo pinte-a com suas devidas cores e responda o que se pede: Escreva o lema que está na faixa da bandeira e diga o que ela nos quer transmitir: Coloque as estrelas na bandeira e diga por que tem uma acima da faixa, isto é, o que ela representa.
Dê o significado das cores:      Verde:             Amarelo:                  Azul:                 Branco:


Pôster: O desenho do pôster ou cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014 é uma disputa de bola entre dois jogadores representados apenas pelas suas pernas, e o contorno forma o mapa do Brasil no centro. A ilustração é formada através da união de vários símbolos que representam as belezas naturais e a história brasileira. O cartaz foi escolhido por uma comissão julgadora da FIFA.

Logotipo: A Copa do Mundo de 2014 já tem seu logotipo. O símbolo, definido pela Fifa, é constituído de três mãos que formam a taça do Mundial e o ano da Copa e que juntas levantam juntas o troféu. O logotipo construído a partir de duas dimensões — a modernidade e a diversidade do Brasil - deve ser verde e amarelo, com os números escritos em vermelho, destacando o ano do Mundial. Isso para caracterizar uma nação rica e vibrante, dona de um patrimônio cultural vastíssimo e que se firma rapidamente como uma das economias mais modernas e influentes do planeta.

Mascote: Fuleco nasceu em janeiro de 2000 é um tatu-bola de 14 anos, com o corpo amarelo, bermuda verde, carapaça azul e camiseta branca, formando as cores da bandeira do Brasil. O tatu é um animal ameaçado de extinção é típico do país, encontrado em savanas, cerrados abertos e locais com vegetação seca (Caatinga). Essa espécie de tatu tem a capacidade de se enrolar e ficar no formato de uma bola, objeto principal do futebol. O nome Fuleco foi escolhido em uma votação no programa Fantástico da Rede Globo. Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia.
Bola: A bola oficial da Copa do Mundo de 2014 chama-se Brazuca, nome escolhido após votação popular pela internet. Os outros nomes eram Bossa Nova e Carnavalesca. As cores e o design da Brazuca simbolizam as “fitinhas” de Senhor do Bonfim, cuja tradição diz que um desejo é realizado quando a fita se rompe do braço. De acordo com a FIFA. Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol. A bola é predominantemente Branca com detalhes em outras cores, entre elas o verde e o Amarelo. Cores que representam o Brasil.
ATIVIDADE:
Responda:
A)      Qual o Nome da Bola? Porque?
B)      Qual o  nome do Mascote? Que animal ele representa? Por que este animal? E, por que este nome?
C)      Fale sobre o pôster e o logotipo da Copa.

Curiosidades

O torneio
Entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, pessoas do mundo inteiro assistirão aos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Apesar de o torneio durar apenas um mês, os preparativos demoram anos e exigem muito esforço, tanto físico quanto financeiro.
Para a escolha, do país que vai sediar a copa os membros do Comitê Executivo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) analisam aspectos como, turismo, segurança, estádios, infraestrutura, transporte, rede hoteleira, entre outros.
Geralmente, os países que organizam a Copa selecionam 12 cidades-sede para abrigarem os jogos. Exceção a isso foi a África do Sul, que por não ser uma potência econômica, a FIFA permitiu a escolha de apenas nove cidades, sendo que Johanesburgo teve dois estádios, entre eles o principal estádio do Mundial: Soccer City
A seleção que se sagrar campeã terá que jogar sete partidas e a grande final, que será em 13 de julho, no estádio Maracanã, Rio de Janeiro.
O Brasil estreia no Mundial no dia 12 de junho, às 17h00 (horário de Brasília), contra a Croácia. O segundo jogo é com o México, no dia 16 seguinte, às 16h00. A última partida do Brasil na 1ª fase será no dia 23 de junho às 17h00, contra Camarões.
Ingressos: Os preços dos ingressos para as partidas da Copa de 2014 variam de R$ 30 a R$ 1.980, para brasileiros, e de 90 a 990 dólares para estrangeiros. Os ingressos mais baratos referem-se à meia-entrada para os brasileiros que moram no país e que são estudantes, idosos (acima de 60 anos) ou participantes do programa Bolsa Família. Os mais caros são para assistir à final nas cadeiras do estádio com melhor visão e/ou maior proximidade do campo.
Estádios: Doze estádios foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo no Brasil, sendo nove públicos e três particulares. O Maracanã, no Rio de Janeiro, é o estádio com a maior capacidade de espectadores: 73.531, segundo dados da FIFA. A Arena da Baixada, em Curitiba, tem a menor capacidade entre os doze estádios: 41.456 pessoas.
Gastos
A Copa de 2014 é a mais cara da história. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), quase R$ 26 bilhões foram gastos em obras para o evento, cerca de R$ 8,3 bilhões de financiamentos federais, R$ 6,3 bil em recursos diretos federais, R$ 4 bi estaduais, R$ 1 bi municipais e R$ 4 bi de outras fontes. As obras dos estádios custaram R$ 8 bilhões, mais que o valor dos mundiais de 2006 e 2010 juntos.
Protestos: O Governo Federal e a FIFA temem que protestos sejam realizados durante o período de jogos. Em 2013, a população brasileira foi às ruas protestar contra vários temas, sendo a Copa do Mundo um deles. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, houve protestos na porta de alguns estádios, causando tensão antes dos jogos. A FIFA quer que o Governo tome medidas para que o público não seja impedido de comparecer aos estádios. A maioria da população brasileira é contra a realização da Copa do Mundo de 2014. Entre os entrevistados, 50,7% não apoiariam a candidatura do Brasil, 26,1% são totalmente a favor e 19,7% defendem parcialmente a realização do evento. A pesquisa também apontou que 85,4% dos entrevistados acreditam que haverá protestos durante a Copa.
ATIVIDADE:
1.       Por que algumas pessoas estão protestando contra a realização da Copa do Mundo no Brasil?
2.       Você é a favor ou contra este evento? Justifique.
3.       Independentemente de sua resposta na questão anterior, pesquise sobre pontos positivos e negativos da Copa do Mundo no Brasil?
4.       Em relação às cidades-sedes, por que essas foram escolhidas e não outras? à Dica: acesse: http://pt.fifa.com/worldcup/destination/index.html
5.       Pesquise por que Florianópolis, em Santa Catarina, não foi escolhida para sediar nenhum jogo?

Dicas
è Procure prestar atenção às charges e artigos disseminados nas redes sociais que mostram fatos relacionados com a copa do mundo, situação politica, econômica, social, estrutural do Brasil;
è Acesse o site oficial da FIFA. http://pt.fifa.com/worldcup/destination/index.html Tem muita informação e curiosidade.