sexta-feira, 17 de abril de 2015

Resgate Histórico

No dia 15 de abril foi realizada no auditório da prefeitura municipal uma explanação pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio e organizada e mediada pelo professor Reginaldo Silveira e auxiliado pelas professoras Ana Paula Kretzer Dolagnelo e Carol Pereira, sobre “A história de Alfredo Wagner”. Para isso contamos com a ilustre presença, de convidados com um vasto conhecimento sobre o tema, para que eles pudesse colaborar com o resgate da história do município.
Se fizeram presentes no evento entre outros:
Altair Wagner – Diretor da Fundação Alfredo Henrique Wagner e idealizador do Museu Arqueológico de Lomba Alta;
Celita Campos Angeloni – Autora do livro José de Campos;
Quirino Iung – Munícipe e grande conhecedor de nossa história;
Sergio Biasi Silvestre – Ex prefeito;
Renato Harger – Ex vereador e autor do livro “O velhinho de barba branca”.
Valneide da Cunha Campos – Secretária Municipal de Educação
Pôde-se notar um grande interesse por parte dos alunos e grande satisfação por parte dos convidados e dos professores devido a socialização de saberes gerada pelo evento. Foram algumas horas em que o passado voltou a pauta e muitas lacunas de nossa história foram conhecidas.
Alfredo Wagner está localizado em ponto naturalmente estratégico – início do Vale do Itajaí, com fácil acesso ao Litoral e à Serra. Possui quase 10 mil habitantes, cuja maior parte (70%) reside na zona rural e tem como atividade principal a agricultura. Sua área está em grandes altitudes e seu território é rico em nascentes; seu relevo é íngreme e dificulta, mas não impede seu desenvolvimento, assim como não impediu sua ocupação, já que, foi colonizada, em maioria, por alemães e italianos, povos que desbravaram e construíram nas dificuldades seu local de morada e trabalho. Sabendo, ainda, que tendo ocorrido certo desenvolvimento urbano, isto é, características que traduzem o processo estrutural e espacial de um processo urbano, como a relativa concentração populacional e relevante estabelecimento de comércios em diferentes áreas do território do município de Alfredo Wagner, em localidades como Catuíra, Arnópolis, “Quebra-Dentes”, Barracão, Lomba Alta, Rio Engano podemos nos perguntar: Como valorizar nossa terra natal ou de residência e sua história, bem como conhecer e se encontrar como parte integrante desse processo? E. por que o desenvolvimento comercial e populacional – dimensões de um processo urbano – estabeleceram-se no então espaço chamado de “Sombrio”, área relativamente menos provável para tal processo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário