terça-feira, 19 de maio de 2015

Do que você tem medo?

O Grito - Edward Munch
Durante toda história da arte, artistas em muitas de suas obras usaram tiveram como  tema central os sentimentos e emoções.
Nos primeiros anos do século  XX , os artistas expressionistas interessaram-se pela representação da emoção e do lado dramático da vida. Esses artistas queriam representar as reações subjetivas que os acontecimentos cotidianos causavam nas pessoas, e para isso empregavam formas distorcidas e cores intensas.
Explorar e conhecer as emoções é parte do trabalho dos artistas. Muitos artistas  escrevem diários nos quais escrevem e registravam suas emoções. Conhecendo os sentimentos mais profundos, podem comover as pessoas por meio de seus trabalhos. Em certas situações os artistas podem usar personagens para representar seus próprios sentimentos e também emoções vividas por outras pessoas.
É isso que fez o pintor norueguês  Edvard Munch  um dos mais representativos artistas do Expressionismo, em sua obra “O GRITO” ele quis transportar toda emoção que um grito pode conter. A paisagem da obra parece estar em movimento e as cores realçam a angustia da figura representada que aparece bem distorcida. Sobre a obra ele escreveu: “_De repente o céu ficou vermelho sangue. Eu parei e me inclinei sobre o parapeito morto de cansaço e olhei as nuvens flamejantes que pareciam sangue sobre o fiorde preto azulado. Meus amigos seguiram. Eu fiquei ali tremendo de medo. E senti um grito alto e interminável perpassando a natureza”.
Após estudar sobre sentimentos e emoções em obras de arte em especial em obras expressionistas, pedi aos alunos que fizessem a releitura da obra O Grito revelando em seus desenhos os medos de cada um.  Para isso  foi tirada uma foto de cada um gritando como o personagem central da obra.

Professor arte educador; Jorge Luís Kuntze

João Vitor - 8º1

Luiz - 8º4

Maria Eduarda - 8º3

Janaina - 8º1

Ediane - 8º1

Giovana - 8º3

Alan - 8º3

Matheus - 8º1

Maria Celeste - 8º1

Gustavo - 8º1

Gabriel - 8º4

Nicole - 8º3

Faber - 8º3

Eduardo - 8º3

Laura - 8º3



Nenhum comentário:

Postar um comentário