segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Surrealismo

O surrealismo foi um movimentos artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O Surrealismo foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, o movimento enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa humana. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.
As características principais deste estilo são: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Os temas principais das obras surrealistas eram: o humor, o sonho e a contralógica. Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressadas. Atraves da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representam o mundo concreto. Os principais pintores do período foram> Mas Emst, René Magritte, Joan Miró e Salvador Dali.
Após o surrealismo ter sido abordado e trabalhado em sala de aula pelo professor Jorge Luís Kuntze os alunos dos 8º anos foram convidados a produzirem vídeos em stop motion utilizando as características do tema, com o uso de recortes de figuras sobre obras surrealistas de Salvador Dali o principal pintor do período.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário