quarta-feira, 17 de junho de 2015

O uso da Realidade Aumentada na Educação Básica

O Escola de Educação Básica Silva Jardim faz uso de mais um recurso para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, a Realidade Aumentada. “A Realidade aumentada permite a geração da realidade física, que combina a realidade virtual através de um processo de computador. A utilização de tecnologias para a produção de objetos tridimensionais tem sido utilizada em vários campos, industrial, comercial, arquitetura, medicina e engenharia.  Na educação tem um grande potencial, especialmente com a motivação que pode resultar aos alunos. Em suma, a realidade aumentada será implementada em todos os processos educativos, no futuro, sem dúvida, a combinação da realidade e do ambiente virtual, otimiza o aprendizado e as áreas ativas do cérebro essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais tradicionais.”
O uso da Realidade Aumentada é tema da dissertação de mestrado da Professora Caroline Pereira e esta divulgou a “ferramenta” aos colegas tendo o tema abordado nas aulas de Geografia pelo professor Reginaldo Silveira.
A Realidade Aumenta foi utilizada por alunos dos 6º ao 9º ano e teve bons resultados. O professor fez uso do recurso para explicar temas como: Placas tectônicas, Atividades Vulcânicas, Movimento de Rotação e Translação, Radiação Solar, Canais, Diques, Eclusas, etc. Era evidente o interesse dos alunos pelos temas abordados.

Algumas editoras já produzem livros com esse recurso, porém os livros são pouco conhecidos e ainda pouco utilizados, sendo assim ainda existem alguns problemas quando a disponibilização dos aplicativos para todos os sistemas operacionais de aparelhos móveis.
Os alunos foram orientados a fazerem o download dos aplicativos e em sala de aula acompanhem as explicações interagindo com as figuras geradas pela realidade aumentada.
Acompanhamos o uso do recurso com os alunos do 6º1 e ficou evidente que certamente no futuro o uso da Realidade Aumentada será considerada uma poderosa ferramenta educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário