terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto Meio Ambiente - 5º Ano

É hora de mudar este triste cenário.
Ás vezes nos sentimos impotentes diante dos problemas que enfrentemos em nosso dia-a-dia. Poluição generalizada, extinção de animais, devastação de florestas, morte de rios, buracos na camada de ozônio da atmosfera, lixo radioativo, chuvas ácidas, doenças, miséria, fome e violências. O que fazer? Em que medida somos culpados? Como sozinhos podemos resolver problemas tão graves? O que fazer com esses milhões de sonhadores que perdem tempo preocupando-se com essas questões que não têm solução? Qual novo papel nesse triste cenário? Será que podemos mudar alguma coisa? Como? Quando? Por que as coisas estão assim? Quem é o responsável? Somos todos inocente? Somos todos culpados? Quem é o vilão da historiada humanidade? Quem começou? Quem irá pôr um ponto final nisso tudo? Quando? Quando pássaros poderão cantar novamente sem perigo de serem mortos por diversão?
Quando os rios poderão correr livremente sem líquidos venenosos em seu leito?
Quando nossos mares poderão viver sem vazamento de petróleo? Quanto nossas crianças pegarão menos doenças, pois nossos lixos serão tratados? Quando teremos uma alimentação saudável sem agrotóxicos?
É necessário questionar os problemas ambientais, buscar soluções para um mundo melhor. Devemos fazer nossa parte. Em que podemos mudar? Como podemos contribuir para melhorar o planeta?
E são todas essas interrogações que ficam em nossas mentes cada vez que trabalhamos com nossos alunos o Tema “Meio Ambiente”, principalmente se nos atermos somente nos livros e não mostrar aos alunos nossa realidade, no motivos que são tão importantes para a preservação, principalmente no nosso “Rio” que de onde retiramos nossa água para nosso consumo diário, foi com esse intuito que formos visitar a CASAN de Alfredo Wagner, e ver de onde vem nossa água, o que é feito para tratá-la, e da importância de não poluir nosso “Rio”.
Os alunos foram muito bem recebidos na CASAN pelo senhor Cézar (funcionário da Casan), que explico todos os processos de capacitação e tratamento da água.

Os alunos muito curiosos não perderam nenhum detalhe da explicação e adoraram a visita e o novo conhecimento. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário