sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Desafio do Conhecimento - 2015

O desafio do conhecimento promovido pela revista Its é uma iniciativa de sucesso que já alcança sua sétima edição no estado catarinense. É uma gincana interescolar que visa a promoção de ideias, a discussão de temas socialmente importantes motivados pela competição.
Devido ao sucesso dos anos anteriores e produções  já divulgadas de outras escolas, a E.E.B. Silva Jardim resolveu aceitar esse desafio, montar uma equipe e participar da gincana.
Foi um aprendizado ímpar para professores e alunos engajados com o projeto. Queremos deixar um enorme agradecimento aos alunos que organizaram a gincana na escola: 
Laís Daniela Passig
Rafael Dias
Isabel Forster
Thais Andriele Menezes
Suyani Silveira
Amanda Neuhaus
Raquel Iung
Lucas Silva
Emanoel de Oliveira e
Franciele Marian,
que por toda a dedicação e desempenho escolar foram escolhidos para mais esta etapa de desafios e aprendizado.
Muitos outros alunos nos ajudaram na realização das tarefas, mostraram seu espírito colaborativo e agregaram muito às nossas tarefas.
Ainda gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos professores que se envolveram no desafio: Aldair, Carol, Ana Paula K. e Charlene. Agradecemos também a direção e a comunidade, que sempre que possível nos deram suporte. 



Explique em um vídeo de até 1 minuto o que é Inovação Social. Um detalhe: sua equipe precisa ser inovadora. Para facilitar, vale uma pesquisa de campo sobre o tema, uma conversa entre gerações sobre como eram algumas coisas e como estão hoje. Na internet também existem muito conteúdo sobre o assunto.
Também queremos destacar uma grande parceira para esta tarefa: bibliotecas, livros e estudantes universitários!
Ao final, os vídeos deverão ser postados em redes sociais de pelo menos 20 pessoas diferentes (alunos, professores ou amigos) comprovados através do link (URL) do post.
Tarefa #02 - #MINHA_RÁDIO
Estruture uma rádio escolar diferenciada. Desde nome, conceito, que tipos de músicas irão tocar e porque, bem como a grade de programação e as formas de se manter no ar no sentido de sustentabilidade.
Será preciso ainda gravar a prévia de um destes programas da Rádio. Ele deve ter no máximo 03 minutos, ter trilha sonora e convidados.
De resto, vale a criatividade!

Tarefa #03 - Entrevistando startups

Faça uma busca na internet de startups brasileiras e suas ações.
Apresente as 10 delas que sua equipe considera mais interessante, com pelo menos uma ação que desenvolvem e busquem uma entrevista com uma destas (não necessariamente presencial).
Após a entrevista, crie o Jornal Empreendedor de 04 páginas contendo, entre outros conteúdos, a entrevista.
O jornal deve ser postado na plataforma ISSU (http://issuu.com/)

Tarefa #04 - Nave

Os cursos 2016 do SENAI estão invadindo Santa Catarina, e eles vão levar você a conhecer o mundo da indústria. E o SENAI está convidando sua equipe a fazer parte dessa invasão.
Se sua equipe fosse fazer uma viagem intergaláctica para conhecer outros mundos, como seria sua nave? A tarefa é montar um protótipo de uma nave espacial para expandir as fronteiras.
Utilize sucatas, massa de modelar, argila, jornais, pinturas, peças Lego, enfim, a sua criatividade é o limite. Não importa o tamanho da nave.
Depois de pronta, utilize as hashtags #InvasãoSENAI e #Nave_(nome de sua escola) e poste diversas fotos no Instagram mostrando o processo de montagem de sua nave, os materiais utilizados e o resultado final. Pelo menos 20 fotos devem ser postadas aqui no seu canal do Desafio do Conhecimento.

Tarefa #05 - A indústria catarinense

A potência de um país é diretamente influenciada pela força de suas indústrias. E para a indústria ser inovadora e competitiva ela precisa de estrutura e investimentos.
Pelo menos 06 alunos de sua escola (podendo ser no máximo 03 pertencentes ao QG) deverão visitar a unidade Senai mais próxima e fazer 03 selfies apontando 03 principais diferenciais oferecidos pela unidade na concepção da equipe. A equipe deverá consultar o coordenador da unidade para apresentar estes diferenciais. Para saber os endereços e telefones das unidades Senai .
Caso sua escola não possua nenhuma unidade Senai próxima, sua equipe poderá realizar esta tarefa através de pesquisa no site do Senai/SC clicando e elaborando posts no Facebook de um dos membros do QG com 03 imagens e 03 respectivos textos, entre 01 e 02 parágrafos cada, que expliquem a importância desses diferenciais para preparar novos profissionais que irão atuar nas indústrias catarinenses.
OBS: A equipe que realizar a visita à unidade Senai não necessita produzir o texto explicativo.

Tarefa #06 - Banda da escola

Hora da música! As equipes devem criar uma banda e compor uma música. Os instrumentos da banda devem ser construídos de materiais recicláveis e na letra da composição, o nome de pelo menos uma indústria catarinense deve ser citado.
Não vamos limitar a imaginação de ninguém, mas imaginamos uma música que crianças de 02 anos possam curtir sem problemas :)
A música deve ser apresentada através de um vídeo, portanto a performance também conta.

Tarefa #07 - Roupâmetro!

O Desafio do Conhecimento quer arrecadar 1km de roupas! Para isso, cada equipe precisa buscar com seus colegas e comunidade a maior quantidade de roupas, amarrá-las e formar uma grande corrente.
As escolas devem fazer, de alguma forma, uma régua com 10m. Toda vez que esta meta for batida, é necessário a publicação de uma foto no instagram utilizando a #ITSCOOLSENAI e a #(nome da escola)_ajudandoQUEMprecisa.
Para tanto, em cada foto, um participante diferente da equipe deve aparecer segurando uma placa indicando o número daquela foto. Ao final, as equipes destinarão as arrecadações a instituições de Santa Catarina.

Tarefa Bônus #01 - APP

"O Brasil possui mais de 50 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se cada uma dessas pessoas tiver dois familiares e dois amigos, isso significa que toda população do nosso país tem interesse direto ou indireto na inclusão."
A ideia? desenvolver o protótipo de um aplicativo que facilite a vida destas pessoas de alguma forma.
Por deficiência, incluímos todos os tipos. O desenho do aplicativo (wireframe) deve ser pensado de acordo com o tipo de deficiência, ser para o ambiente mobile, possuir, ao mínimo, 4 telas que simulam sua utilização e ter a defesa escrita, com no mínimo 30 e no máximo 60 linhas, no formato da ABNT.

Tarefa Bônus #02 - Os 10 mandamentos

Crie os 10 mandamentos para a inovação social. As respostas devem ser desenvolvidas em peças gráficas e espalhadas pela escola.
Use a criatividade para chamar atenção dos demais alunos da escola.
Faça em ordem 02 fotos para cada mandamento de modo a pelo menos uma das duas fotos a dar leitura na resposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário