quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O dia da eleição chegou!

A Escola de Educação Básica Silva Jardim está se organizando para a eleição de diretor, será neste dia 26 de novembro com início às 8:00 horas e término 21:00 horas, sem intervalo para o almoço. A equipe que forma a comissão de eleições sente-se honrada em receber os pais na escola para um evento novo como este, torcemos para que tudo ocorra bem e que seja um sucesso! Venham pais, vamos juntos fazer a diferença na educação de nosso município, contamos com a presença de todos. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Rancho Queimado - Boa Vista

Um pouco de história...
Essa região, nas encostas da Serra Geral e no extremo da grande Florianópolis, era conhecida na origem por “picada de Alferes” quando o alferes Antônio José da Costa abriu a primeira picada em 1787, criando um caminho entre a serra e o litoral. Após abrir a picada e denominar algumas localidades encontradas durante seu percurso, como “Campo da Boa Vista”, começaram os trabalhos para a construção de uma estrada para facilitar o transporte de tropas de gado e comércio entre o planalto serrano e o litoral.
Em 1847 foi criada a colônia de Santa Isabel, com a chegada de imigrantes vindos da Europa, principalmente alemães (mas também alguns colonos russos, ingleses, holandeses, franceses...) iniciou-se então a colonização destas encostas de topografia acidentada e de difícil acesso, até então refúgio natural dos índios Xokleng.
As linhas coloniais eram pequenos núcleos de colonização, variando de 50 a 200 pessoas. Em 1862 essa colônia foi ampliada com a chegada de novos imigrantes e novas linhas foram colonizadas, entre elas o local onde hoje se localiza o centro de Rancho Queimado, que servia até então de ponto de parada para os tropeiros e cargueiros. Nessa localidade, comercializavam produtos e pernoitavam, abrigando-se em um rancho que, um dia, por possível descuido de um dos seus hóspedes, veio a incendiar-se, motivo pelo qual passaram a se referir à região como Rancho Queimado.
O patrimônio cultural do município mostra-se rico através de sua história, arquitetura, gastronomia e folclore além de suas belezas naturais, cercado por montes, planícies, rios, cachoeiras, florestas e por suas fauna e flora.
Nosso destino em Rancho Queimado era a Serra da Boa Vista.
Boa Vista é a localidade mais alta do município, situa-se há cerca de 1.250 metros de altitude. Seu nome original era “Campo da Boa Vista”.
A vista sobre a serra é deslumbrante e alcança vários outros municípios, entre eles Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Bom Retiro, Urubici, e etc. Rica em água, é ali que se localizam nascentes de três importante rios: o Rio Itajaí, o Rio Tijucas e o Rio Tubarão.
No alto da serra nota-se a presença de taipas construídas pelos escravos com pedras "basalto", elas não ultrapassam um metro de altura e foram criadas para demarcar caminhos e evitar a dispersão das tropas.
No tempo dos tropeiros, as tropas de gado vindas de são Joaquim ou Vacaria eram “encostadas” na Boa Vista, às vezes por três ou quatro meses, até serem vendidas em Taquaras em época de abate, nos dias de festas, como a páscoa ou final de ano.
O acesso ao platô da Boa Vista se faz perto do marco da BR 282 e foi lá que nossa aula começou. O professor Reginaldo levou os alunos dos 6ºs anos da Escola de Educação Básica Silva Jardim, para uma aula diferença, falando sobre a geografia física.
Algumas características geográficas da região:
O local sofre a ação dos ventos úmidos vindos do oceano, exercendo influência sobre o clima (na formação e direção dos ventos, chuvas e tempestades), sobre o relevo, o solo, a hidrografia (na formação e manutenção de nascentes) sobre a vegetação do local. Além disso, essa região possui potencial de geração de Energia Eólica e na economia é área rica em minérios, porém sua exploração destruiria os outros recursos, e estaríamos propensos a desastres como os que ocorreram recentemente em Minas Gerais. Atualmente é nessa área que estão as antenas de telecomunicação da região.
      A geologia do terreno é formada por rochas que surgiram com o movimento das placas tectônicas e com o derrame basáltico há cerca de 130 milhões de anos que deram origem ao Gondwana. Isso pode ser verificado pelos paredões de basalto encontrados na margem direita da BR 282 no sentido litoral.
Essa região é divisora de águas de Santa Catarina e nela há as nascentes da Bacia do Rio Tijucas e de afluentes do Rio Itajaí, ambos desaguam na vertente atlântica.
O clima da região é temperado, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas: o inverno é normalmente frio com a presença de temperaturas negativas, geadas frequentes e até neve, e o verão razoavelmente quente. As médias térmicas ficam em torno dos 17º C.
O relevo é basicamente formado por planaltos desgastados pela erosão e pelo intemperismo e o solo extremamente raso e lixiviado (erodido).
A vegetação compreende os domínios da Mata Atlântica sendo caracterizada por grande variedade de espécies de árvores, bromélias, orquídeas, cipós e taquaras. Essa se estabelece nas formas de: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta sazonal semidecídua, Campos e Mata Nebular.
No platô venta muito e nota-se alguns graus de diferença se comparado com a temperatura de nossa primeira parada na BR 282, na base do morro.
Todas essas características foram abordadas pelo professor e à medida que o mesmo ia falando, os alunos podiam verificar, na paisagem que os cercava, cada um dos conceitos.
Fizemos um lanche no alto da serra e depois das explicações pudemos apreciar as belezas do local para depois retornar à escola.
Décadas atrás, grandes rodeios eram realizados no alto da serra e existia uma espécie de vila com vários chalés, porém hoje podemos ver apenas alguns vestígios da existência dessas casas e apenas um chalé remanescente, que é visto imponente no alto da serra por quem passa pela BR 282.
Fomos brindados por um dia lindo e vale a pena conferir as belas imagens capturadas por nossas câmeras.



Curiosidade: presença de plantas “carnívoras” no solo raso onde se pisa. São de cores vermelhas e de tamanho de uma unha. É imensurável o aspecto de equilíbrio ambiental que ela exerce. Hoje se tornou rara no ambiente natural do Brasil, mas quem caminha próximo as encostas íngremes, presentes na Boa Vista, ficará maravilhado também, com as pequenas orquídeas de tom avermelhado. São de uma presença graciosa sobre os arbustos retorcidos. Porém, tudo isso poderia ser perdido para sempre diante de queimadas para a renovação das pastagens ou minerações indiscriminadas na região.










sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Apresentação do Plano Gestor

A E.E.B. Silva Jardim vem se preparando para a eleição de diretor.

Nos dias 12 e 13 de novembro a comissão da Eleição para Diretor mobilizou alunos do Ensino Médio, Anos Finais do Ensino Fundamental e professores de nossa escola para explicar a todos como
dar-se-á a eleição para diretor no próximo dia 26 de novembro de 2015.
A candidata Maria Nazaré Mazzini expôs o seu Plano de Gestão Escolar (PGE) dando ênfase às suas metas para os próximos 4 anos, os alunos ficaram atentos ao que a candidata expôs.
Desejamos que todos votem conscientes e que tudo transcorra muito bem.
A comissão da eleição convida todos os pais de alunos da escola para uma reunião no dia 17/11/2015, no salão da igreja evangélica a partir das 20:00 horas, para que a candidata Maria Nazaré exponha seu Plano de Gestão Escolar a todos.















sexta-feira, 6 de novembro de 2015

As séries iniciais alegram-se com as midias

No dia 06 de novembro de 2015, a diretora Maria Nazará Mazzini entregou aos anos iniciais um conjunto de mídias para que os alunos e professores das mesmas possam usufruir da TV, som, DVD e caixa de som para assistir filmes, ouvir músicas e assim alegrar suas aulas, sem precisar se deslocarem para um outro ambiente.
Pode-se perceber no olhar dos alunos que a TV encantou a todos. A escola sente-se honrada em ver a alegria de todos e agradece o empenho de cada um, pois os recursos usados na compra são frutos do ótimo resultado da Festa Junina.




Desafio do Conhecimento - 2015

O desafio do conhecimento promovido pela revista Its é uma iniciativa de sucesso que já alcança sua sétima edição no estado catarinense. É uma gincana interescolar que visa a promoção de ideias, a discussão de temas socialmente importantes motivados pela competição.
Devido ao sucesso dos anos anteriores e produções  já divulgadas de outras escolas, a E.E.B. Silva Jardim resolveu aceitar esse desafio, montar uma equipe e participar da gincana.
Foi um aprendizado ímpar para professores e alunos engajados com o projeto. Queremos deixar um enorme agradecimento aos alunos que organizaram a gincana na escola: 
Laís Daniela Passig
Rafael Dias
Isabel Forster
Thais Andriele Menezes
Suyani Silveira
Amanda Neuhaus
Raquel Iung
Lucas Silva
Emanoel de Oliveira e
Franciele Marian,
que por toda a dedicação e desempenho escolar foram escolhidos para mais esta etapa de desafios e aprendizado.
Muitos outros alunos nos ajudaram na realização das tarefas, mostraram seu espírito colaborativo e agregaram muito às nossas tarefas.
Ainda gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos professores que se envolveram no desafio: Aldair, Carol, Ana Paula K. e Charlene. Agradecemos também a direção e a comunidade, que sempre que possível nos deram suporte. 



Explique em um vídeo de até 1 minuto o que é Inovação Social. Um detalhe: sua equipe precisa ser inovadora. Para facilitar, vale uma pesquisa de campo sobre o tema, uma conversa entre gerações sobre como eram algumas coisas e como estão hoje. Na internet também existem muito conteúdo sobre o assunto.
Também queremos destacar uma grande parceira para esta tarefa: bibliotecas, livros e estudantes universitários!
Ao final, os vídeos deverão ser postados em redes sociais de pelo menos 20 pessoas diferentes (alunos, professores ou amigos) comprovados através do link (URL) do post.
Tarefa #02 - #MINHA_RÁDIO
Estruture uma rádio escolar diferenciada. Desde nome, conceito, que tipos de músicas irão tocar e porque, bem como a grade de programação e as formas de se manter no ar no sentido de sustentabilidade.
Será preciso ainda gravar a prévia de um destes programas da Rádio. Ele deve ter no máximo 03 minutos, ter trilha sonora e convidados.
De resto, vale a criatividade!

Tarefa #03 - Entrevistando startups

Faça uma busca na internet de startups brasileiras e suas ações.
Apresente as 10 delas que sua equipe considera mais interessante, com pelo menos uma ação que desenvolvem e busquem uma entrevista com uma destas (não necessariamente presencial).
Após a entrevista, crie o Jornal Empreendedor de 04 páginas contendo, entre outros conteúdos, a entrevista.
O jornal deve ser postado na plataforma ISSU (http://issuu.com/)

Tarefa #04 - Nave

Os cursos 2016 do SENAI estão invadindo Santa Catarina, e eles vão levar você a conhecer o mundo da indústria. E o SENAI está convidando sua equipe a fazer parte dessa invasão.
Se sua equipe fosse fazer uma viagem intergaláctica para conhecer outros mundos, como seria sua nave? A tarefa é montar um protótipo de uma nave espacial para expandir as fronteiras.
Utilize sucatas, massa de modelar, argila, jornais, pinturas, peças Lego, enfim, a sua criatividade é o limite. Não importa o tamanho da nave.
Depois de pronta, utilize as hashtags #InvasãoSENAI e #Nave_(nome de sua escola) e poste diversas fotos no Instagram mostrando o processo de montagem de sua nave, os materiais utilizados e o resultado final. Pelo menos 20 fotos devem ser postadas aqui no seu canal do Desafio do Conhecimento.

Tarefa #05 - A indústria catarinense

A potência de um país é diretamente influenciada pela força de suas indústrias. E para a indústria ser inovadora e competitiva ela precisa de estrutura e investimentos.
Pelo menos 06 alunos de sua escola (podendo ser no máximo 03 pertencentes ao QG) deverão visitar a unidade Senai mais próxima e fazer 03 selfies apontando 03 principais diferenciais oferecidos pela unidade na concepção da equipe. A equipe deverá consultar o coordenador da unidade para apresentar estes diferenciais. Para saber os endereços e telefones das unidades Senai .
Caso sua escola não possua nenhuma unidade Senai próxima, sua equipe poderá realizar esta tarefa através de pesquisa no site do Senai/SC clicando e elaborando posts no Facebook de um dos membros do QG com 03 imagens e 03 respectivos textos, entre 01 e 02 parágrafos cada, que expliquem a importância desses diferenciais para preparar novos profissionais que irão atuar nas indústrias catarinenses.
OBS: A equipe que realizar a visita à unidade Senai não necessita produzir o texto explicativo.

Tarefa #06 - Banda da escola

Hora da música! As equipes devem criar uma banda e compor uma música. Os instrumentos da banda devem ser construídos de materiais recicláveis e na letra da composição, o nome de pelo menos uma indústria catarinense deve ser citado.
Não vamos limitar a imaginação de ninguém, mas imaginamos uma música que crianças de 02 anos possam curtir sem problemas :)
A música deve ser apresentada através de um vídeo, portanto a performance também conta.

Tarefa #07 - Roupâmetro!

O Desafio do Conhecimento quer arrecadar 1km de roupas! Para isso, cada equipe precisa buscar com seus colegas e comunidade a maior quantidade de roupas, amarrá-las e formar uma grande corrente.
As escolas devem fazer, de alguma forma, uma régua com 10m. Toda vez que esta meta for batida, é necessário a publicação de uma foto no instagram utilizando a #ITSCOOLSENAI e a #(nome da escola)_ajudandoQUEMprecisa.
Para tanto, em cada foto, um participante diferente da equipe deve aparecer segurando uma placa indicando o número daquela foto. Ao final, as equipes destinarão as arrecadações a instituições de Santa Catarina.

Tarefa Bônus #01 - APP

"O Brasil possui mais de 50 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se cada uma dessas pessoas tiver dois familiares e dois amigos, isso significa que toda população do nosso país tem interesse direto ou indireto na inclusão."
A ideia? desenvolver o protótipo de um aplicativo que facilite a vida destas pessoas de alguma forma.
Por deficiência, incluímos todos os tipos. O desenho do aplicativo (wireframe) deve ser pensado de acordo com o tipo de deficiência, ser para o ambiente mobile, possuir, ao mínimo, 4 telas que simulam sua utilização e ter a defesa escrita, com no mínimo 30 e no máximo 60 linhas, no formato da ABNT.

Tarefa Bônus #02 - Os 10 mandamentos

Crie os 10 mandamentos para a inovação social. As respostas devem ser desenvolvidas em peças gráficas e espalhadas pela escola.
Use a criatividade para chamar atenção dos demais alunos da escola.
Faça em ordem 02 fotos para cada mandamento de modo a pelo menos uma das duas fotos a dar leitura na resposta.