segunda-feira, 30 de maio de 2016

Caminhada contra exploração sexual

ESTUDANTES DE ALFREDO WAGNER PARTICIPAM DE CAMINHADA PELO FIM DO ABUSO E DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A intenção da Campanha, intitulada FAÇA BONITO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Em Alfredo Wagner, caminhadas pelo bairro Centro marcaram a data.

Foram o Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social os órgãos que promoveram a caminhada de conscientização. Os alunos do PETI, da Escola Reunida Balcino Matias Wagner, da Escola Especial Esperança, da Escola de Passo da Limeira e do Colégio Silva Jardim foram às ruas com cartazes chamando a atenção sobre os efeitos nocivos causados no psicológico das vítimas e sobre como denunciar este tipo de crime.O grupo de caminhadas da Secretaria de Saúde também participou da caminhada.

De acordo com as assistentes sociais, Rejane Kuster e Pâmela Deucher, essa atividade serviu para colocar os alunos no contexto social externo, além dos muros da escola. “É importante que eles aprendam cedo o seu papel na sociedade. Crianças e adolescentes são de extrema importância para o desenvolvimento do país, social e economicamente, tanto que há uma legislação específica para eles. Nada melhor que eles vivenciarem experiências como essa”, argumentou.

A conselheira tutelar, Karina Amorim Geisleichter, também comentou o evento. “É meu dever estar entre estas crianças e adolescentes. Eu, como Conselheira Tutelar, tenho que defender quem sofre abuso e pedir para que os casos sejam denunciados. Temos consciência de que as denúncias que chegam hoje pelo Disque 100 ou aos Conselhos Tutelares são ainda em número pequeno em relação ao que acontece. É preciso que as pessoas percam o medo, protejam as crianças e adolescentes de um crime tão horrendo e para que a punição sirva de exemplo e sirvam de lição para inibir os abusadores e exploradores”, declarou ela.

Após o desfile, todos os cartazes foram colocados em exposição no Jardim da Praça da Bandeira.

18 de Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes faz referência à morte da jovem Araceli Crespo, de 8 anos, após ser raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). O crime aconteceu em 18 de maio de 1973 e, apesar de hediondo, prescreveu impune.


Fonte: https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Alfredo-Wagner-574628379215379/?fref=ts








Nenhum comentário:

Postar um comentário