segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Alimentação saudável é vida saudável!

Sentindo a necessidade de conscientizar os alunos e famílias quanto aos benefícios de uma boa alimentação e o quanto isto é fundamental para se ter uma boa saúde, a professora Denize Maffei Marian desenvolveu o projeto: Alimentação saudável é vida saudável. Tendo em mente que hábitos saudáveis se iniciam na infância, a professora aplicou este projeto com seus alunos dos Segundos Anos 1 e 2, do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Silva Jardim.
Foram alguns dias de descobertas e de muito aprendizado, principalmente quanto ao “tabu” de que alimentos saudáveis são ruins. Para isso, crianças e professora contaram com o apoio dos pais, que tiveram a missão de junto com seus filhos criarem receitas saudáveis e gostosas, levando para a escola e socializando com os colegas. Aprendendo assim, as partes fundamentais que compõem uma receita. Depois cada turma produziu um livro, com as receitas feitas com suas famílias e com ilustrações produzidas por eles mesmos. O livro:  Receitas saudáveis para uma boa energia! Sugestões de mini chefs.
Além disso, com recorte e colagem, produziram algumas pirâmides alimentares. Tanto as pirâmides, quanto os livros produzidos ficaram expostos no “hall de entrada” da escola. A disposição de quem quisesse aprender um pouco mais sobre saúde e nutrição. Mostrando como isso é fundamental para uma vida saudável.
Para finalizar o projeto e tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, professora e alunos resolveram testar e provar uma das receitas produzidas por eles. Fizeram então, um delicioso suco de mamão e laranja. Levando para a sala de aula liquidificador, frutas e receita, fizeram e tomaram este delicioso suco, prestando atenção que não era necessário colocar açúcar. No início, a professora percebeu alguns alunos “torcendo o nariz”. Porém, ao provar, veio a surpresa! As crianças tomaram tudo e pediram mais! Dizendo que pediriam para seus pais fazerem este suco em casa também. Com certeza, uma experiência significativa e que mudou o conceito de alimentação saudável na vida das crianças.
Receita do Suco de mamão e laranja:
Ingredientes:
·         Suco de 6 laranjas.
·         01 mamão papaia.
·         01 Xícara de água.
·         04 cubos de gelo.
Modo de fazer:

Esprema o suco das laranjas e reserve. Descasque o mamão e com a ajuda de uma colher, retire as sementes. Pique o mamão em cubos e coloque no liquidificador junto com o suco de laranja. Acrescente a água e o gelo. Bata por um minuto e está pronto! Não é necessário acrescentar açúcar, pois este suco fica uma delícia!





Nenhum comentário:

Postar um comentário